Fundamentos bíblicos da evangelização

Poderíamos definir evangelização como o ato de apresentar Cristo no poder do Espírito deixando o resultados com Deus. A evangelização é exigida por Jesus na grande comissão(Mt. 28.19,20) . Daí embora a disseminação das novas gloriosa e libertadora devesse ser prazerosa para muitos, é uma obrigação imposta.

Para definir evangelização empregamos, dois termos básico do NT para descrever a atividade da pregação do evangelho: “proclamar as boas novas” (euggelizõ, Mc 1.14) e “testemunhar” (martyreo, AT 1.8; 1Jo 5.10).
 A definição de evangelização feita por Michael Green: “Evangelização é a proclamação das boas novas de salvação a homens e mulheres tendo em vista a sua conversão a Cristo e filiação à sua igreja”.

É preciso que haja o poder de convencimento e de persuasão do Espírito Santo. Segundo Dr. Shedd a utilização da “Escala Engel” no qual se estabelece oito passos por meio dos quais determina a posição de uma pessoa em sua escala, a saber:

8- Conhecimento de Deus e ignorância do evangelho.
7-Conhecimento elementar do evangelho
6-Conhecimento dos fundamentos do evangelho
5-Atitude positiva em relação ao evangelho
4-Entendimento do preço da aceitação do evangelho
3-Conhecimento pessoal do pecado e da necessidade da salvação
2-Tomada de decisão
1- Arrependimento e fé

Segundo Shedd, o papel do evangelista em cada um dos passos pode ser resumido em uma única frase, “ Proclamação do evangelho”.

Alguns perigos inerentes à apresentação do evangelho; o perigo da distorção sutil que pode transformá-lo em um outro evangelho, o perigo da “absoluta liberdade” onde não se sente a necessidade de questionar a cerca do relacionamento com Deus, antes de apenas crer nele. O perigo de se mercadejar com a palavra de Deus em busca de lucro, o enfoque das bênçãos da graça para coisas materiais, o do evangelho superdimencional, ou seja, de se ultrapassar o que está escrito ou mesmo de reduzir, o grande perigo do naturalismo, da teologia da libertação e por fim da aceitação ao universalismo.

Quando Jesus chamou os discípulos, primeiro Ele os tirou da ocupação diária para uma espécie de aprendizado, pois Ele tinha propósito envia-los “a pregar”. Em segundo lugar, Jesus deu a seus discípulos “autoridade” e responsabilidade. Em terceiro lugar os discípulos foram instruídos sobre o reino, sobre a igreja, sobre a liderança humilde, adoração, oração, e doutrinas centrais da fé.

Preciso citar algumas qualidades que o evangelista deve ter, por exemplo: precisa importar-se com as pessoas, em segundo lugar ele precisa ser enviado e ter um líder como referência e em terceiro lugar ele precisa sentir realmente o chamado para esse ministério, se dedicar no que faz e ter uma vida comunitária vital em que haja manifestação do Espírito ( Gl 5.22).

Pr. Gerson Filho
Fonte de pesquisa: Fundamentos Bíblicos da evangelização Russel P. Shedd

Fonte: Ministério Para Refletir

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.