A SEMEADURA E A COLHEITA

“Não vos enganeis de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear isso também ceifará”. Gálatas 6:7

            Apesar de todo avanço da ciência agrícola, não é possível ao lavrador plantar um tipo de semente e colher um fruto de espécie diferente. Quem desejar colher feijão deve plantar os grãos de feijão, quem desejar colher trigo deve plantar a semente do trigo. O tipo da colheita depende diretamente da semente que se planta, bem como a quantidade da colheita depende da quantidade de semente que se tenha lançado sobre o solo, não se pode plantar pouco e querer colher grandes safras, ou mesmo não se pode deixar de plantar e querer colher o que nunca foi plantado. Este é o principio da semeadura e da colheita.
            Esse mesmo princípio atua também em algumas áreas da vida do homem. Por muitas das vezes nós nos questionamos; porque será que eu estou passando por determinado problema? Tudo tem dado errado, mais eu não estou cometendo nenhum erro. O que está acontecendo é apenas conseqüência do passado, seja porque deixamos de semear ou porque semeamos a semente errada, de um jeito ou de outro colheremos as conseqüências.
Quem semear vento colherá tempestade, se plantarmos iniqüidade colheremos mal. (Jó.4:8)
            O que um pai de família deseja colher dos seus filhos se ele nunca deu exemplo, dificilmente teve a capacidade de colocá-los em seu colo e oferecer-lhes amor e carinho. O que desejamos colher das pessoas, se ao passarmos por elas olhamos-as com indiferença e descaso. Queremos receber sim, se sempre dizemos não? Uma pequena semente lançada pode resultar numa grande e bela árvore frutífera. Simples gestos podem significar muito. Quem quer ser amado deve amar. Quem plantar atos inconseqüentes cedo ou tarde colherá os frutos desses atos.
            O que desejamos colher do nosso relacionamento com Deus? Se estivermos plantando pecados colheremos corrupção e desgraça.
            Devemos semear sempre o amor, o perdão e a justiça, dessa forma colheremos bons frutos!.
             
Alguém escreveu:

1. Quem semeia um sonho e o cultiva – colhe realizações
2. Quem semeia a palavra – colhe fé
3. Quem semeia fé – colhe milagres
4. Quem semeia sorriso – colhe alegria
5. Quem semeia amor – colhe uma multidão de amigos.
6. Quem semeia bondade – colhe solidariedade.
7. Quem semeia perdão – colhe paz.
8. Quem semeia generosidade – colhe prosperidade
              Uma pergunta para nossa reflexão: O que temos semeado à medida que caminhamos?  


Pr. Gerson Filho

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.