FORTES NO SENHOR


“Porque Deus não tem nos dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Tm. 1:7).

Por causa de suas “frequentes enfermidades” (1 Tm. 5:23), Timóteo tinha uma constituição fraca, que se manifestava através de certos temores. Será que terei sabedoria para enfrentar os problemas na Igreja de Éfeso? (1 Tm. 1:3). Será que terei forças para enfrentar Alexandre, o latoeiro, que causou muitos males na vida do Ap. Paulo? (2 Tm. 4:14). Será que terei coragem para suportar os “sofrimentos como soldado de Cristo Jesus”? (2 Tm. 2:3). Ora, tais temores são formas  de egoísmo. Em vez de estar olhando para Jesus Cristo, o Autor e Consumador da nossa fé, a pessoa fica olhando para os seus próprios temores. Esse medo, essa falta de ousadia cristã, não vêm de Deus. Então, quais são as disposições que Deus tem nos dado pelo Espírito Santo?

1. Ele tem nos dado “Poder”. Poder para enfrentar e resolver os problemas que surgem na vida cristã. Poder para resistir o “pecado que tenazmente nos assedia” (Hb. 12:1). Poder para ser fiel a Jesus Cristo. Esse poder denota a coragem que não vacila diante das dificuldades desta vida. Somos capacitados para sempre agir conforme o poder do Espírito Santo que opera em nós (Ef. 3:20).

2. Ele tem nos dado “Amor”. Em vez de usar o nosso tempo inutilmente, preocupados com os nossos próprios temores, que prejudicam o nosso testemunho cristão, devemos dedicar todas as nossas energias para descobrir o poder do amor. Amor a Deus e amor ao próximo: “O cumprimento da lei é o amor” (Rm 13:10). O amor encobre muitos temores: “No amor não existe o medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo” (1 Jo. 4:18).

3. Ele tem nos dado “Moderação”, ou seja, domínio próprio, pois não deixamos certos temores atrapalharem a nossa plena obediência ao Senhor. Pelo poder do Espírito Santo mantemos a calma no meio de adversidades assustadoras, não perdemos o controle das nossas emoções. Ficamos agarrados à promessa que Cristo nos deu: “Eu vos darei boca e sabedoria  a que não podereis resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem” (Lc. 21:15). Veja como essa promessa operou na vida de Estevão. Seus inimigos “não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava” (At. 6:10).

O Profeta, no meio de adversidades, confessou: “Eu, porém, estou cheio do poder do Espírito do Senhor, cheio de juízo e de força, para declarar a Jacó, a sua transgressão e a Israel, o seu pecado” (Mq. 3:8).

Rev. Ivan G. G. Ross

Fonte: Vasos de Honra

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.