A ORAÇÃO DE JESUS PELA UNIDADE DE SUA IGREJA


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: João 17:20-23
1. A igreja é como o beisebol (ou golf), muitos assistem ao jogo, mas poucos entendem.
2. Ir à igreja não te converte em cristão, assim como ir à garagem não te converte em carro.
3. Muitos vão à igreja para ver ou ser vistos.  Alguns vão à igreja só por tradição. Outros vão para cochilar e dormir. Mas, somente uma minoria reconhece a essência da igreja.


I. A IGREJA É UMA COMUNIDADE UNIDA, E A UNIDADE DA IGREJA É TÃO IMPORTANTE QUE ESTAVA NA MENTE DE CRISTO ANTES DE MORRER – João 17:20-21
1. Jesus não ora por um lugar, uma construção, um prédio. A igreja é o que cremos e fazemos em Cristo; é o que somos: cristãos.
2. Jesus queria que a igreja fosse uma assembleia de pessoas reunidas para uma finalidade específica: Compartilhar um relacionamento de salvação com Ele.
3. Jesus queria que a igreja fosse uma só em todo o mundo, mas ao mesmo tempo estivesse presente em cada congregação.

II. A UNIDADE DA IGREJA DEVE SER LEVADA EM CONTA PARA QUE HAJA HARMONIA ENTRE CRENTES DIFERENTES – João 17:22-23
1. A unidade da igreja não é uma harmonia conseguida por meio da “engenharia” social, administração diplomática ou estratégia política. É um dom, quando Cristo habita no coração.
2. A unidade da igreja envolve união de sentimento, pensamento e ação de todos; isso é um milagre em meio a tantas personalidades diferentes – é por isso que Jesus orou.
3. A unidade da igreja começa com cada um de nós, individualmente, não apenas carregando o adjetivo “cristão”, mas em uma vida de verdadeira abnegação, dedicada a uma causa e a um bem maior que nós mesmos.

III. A UNIDADE PERFEITA DA IGREJA SÓ É POSSÍVEL POR MEIO DE UM MILAGRE, O QUAL
IMPACTARÁ O MUNDO – João 17:21, 23
1. A unidade da igreja é a mais forte evidência de que Deus enviou Cristo ao mundo.
2. A unidade da igreja impacta a sociedade, sendo ela um grupo de pessoas unidas, dedicadas a cuidar uma das outras compartilhando juntas as boas novas durante a caminhada rumo ao Céu.
3. A unidade da igreja será possível se todo membro tomar diariamente sua cruz, morrer diariamente para o eu e buscar diariamente não o próprio bem, mas o bem dos outros. Isso vai atrair o mundo!

CONCLUSÃO:
1. Jesus criou a igreja para que em meio a tantas diversidades no mundo, experimentemos nEle a unidade de mente e coração. Ligados a Cristo, há unidade entre os crentes.
2. Jesus orou a Deus Pai para que os membros da igreja sejam um como Ele e o Pai são um, a fim de que personalidades, talentos e dons diferentes fortaleçam a missão da igreja.
3. Jesus quer a unidade da igreja, e a igreja que mantiver unida em Cristo e em Seus ensinos alcançará a vitória final quando Ele vier reclamar o que Lhe pertence.

APELO:
1. Atente para a oração de Jesus pela unidade da igreja.
2. Ore como Jesus pela unidade e harmonia da igreja.
3. Seja um com Cristo para que sejas um com os membros da igreja de Cristo.

Pr. Heber Toth Armí

Fonte: Portal Bíblico

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.