REAVIVAMENTO E REFORMA NA RELIGIÃO DA FAMÍLIA




INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Josué 24:14-15Em determinada cidade da Califórnia, uma professora da sexta série, de uma escola de classe média alta, ficou espantada com os resultados da redação que pedira aos alunos. O título era: “Eu gostaria...”

A professora imaginava que os meninos e meninas expressassem seus desejos de ganhar bicicletas, animais de estimação, videogames e viagens ao litoral. Mas, em vez disso, vinte dentre os trinta alunos, escreveram composições referindo-se às suas próprias famílias em desintegração. Algumas das frases escritas foram as seguintes:
“Eu gostaria que meus pais não brigassem, e quero que meu pai volte.”
“Eu gostaria que minha mãe não tivesse um namorado.”
“Gostaria de tirar boas notas, para que meu pai goste de mim.”
“Gostaria de ter um pai e uma mãe, para que os outros meninos não caçoassem de mim. Tenho três mães e três pais e isso estraga toda a minha vida.”
“Gostaria de ter um revólver para atirar nos que dão risada de mim”.
É preciso haver urgentemente uma reavaliação do lar e lutar por um reavivamento e reforma na religião da família!

I. A RELIGIÃO NO LAR EXIGE RENÚNCIA PARA SER BÍBLICA E TRANSFORMAR O CARÁTER – Josué 24:14

A religião falsa ou mesmo a falsificação da religião verdadeira não molda o caráter e nem traz paz e harmonia à família moderna. Então,
1. A família deve rever e rejeitar as tradições, formalidades e rituais que não condizem com ensinos bíblicos.
2. A família precisa de um líder que esteja disposto a um reavivamento e reforma dentro do lar com a coragem e a ousadia de Josué até mesmo diante da pressão de um povo indeciso.
3. A família é o lugar onde Deus deve ter prioridade e Seu lugar no centro da mesma deve ser reclamado ainda que para isso tenha de renunciar falsas crenças, superstições e doutrinas erradas.

II. A RELIGIÃO NO LAR REQUER DECISÃO PARA ESCOLHAR A VONTADE DE DEUS PARA A FAMÍLIA – Josué 24:14-15

A religião verdadeira vai além de meras práticas externas, tem a ver com a inclinação do coração para ouvir a Deus e assumir um compromisso sério e íntimo com Ele e Sua Palavra. Por isso, saiba que...
1. A indecisão impede as pessoas agirem em conformidade com o plano de Deus.
2. A indecisão é a arma de Satanás para preservar os pecadores no erro e distantes de Deus de do estudo de Sua Palavra com a família.
3. A indecisão deve ser vencida pela escolha sábia de um dos membros da família, especialmente o pai como fez Josué publicamente.

III. A RELIGIÃO VERDADEIRA NASCE NO LAR POR MEIO DE UMA AÇÃO DETERMINADA DE SEGUIR AO SENHOR COM TODA A FAMÍLIA – Josué 24:15

Sem determinação ninguém chega em lugar algum, a ação é determinante no processo de restauração da família. No entanto,
1. A decisão de servir ao Senhor com a família precisa ser acompanhada de uma ação determinante como foi exemplificada por Josué.
2. A decisão de servir a Deus parte de uma compreensão real do que Ele deseja para a tua família e promover atitudes que antes não existiam no lar.
3. A decisão de servir a Cristo dentro do lar só terá algum valor se for acompanhada de atitudes nobres e cristãs, perseverança na busca dos princípios bíblicos e consagração diária ao Espírito Santo por meio de todos os membros da família.

CONCLUSÃO:

1. A religião na vida familiar pode não passar de mera tradição passada de pai para filho. Você precisa saber que o bem de sua família passa por escolhas sábias!
2. A religião na vida familiar pode ser falsa ou verdadeira de acordo com Josué. A pior coisa é viver uma religião falsa ou não ter nenhuma religião, mas você escolhe o que quer!
3. A religião verdadeira na vida familiar requer renúncia, decisão e ação determinada. Só você tem esse poder de escolher o que quer para o futuro de tua família!

APELO: Se o Espírito Santo falou ao teu coração por esta mensagem, então,

1. Sirva a Deus com toda a tua família ao adorá-lo de manhã cedo no culto familiar.
2. Sirva ao Senhor com toda a família praticando a religião verdadeira durante o dia todo.
3. Serva ao teu Deus como a tua família agradecendo-O no final do dia por tudo o que Ele fez!

Pr. Heber Toth Armí

Fonte: Portal Bíblico

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.