O SENHOR ESTÁ PRESENTE NAS NOSSAS DECISÕES

Josué 5.13-15

Em diversos momentos das nossas vidas nos deparamos com grandes muralhas que querem impedir nosso progresso, nosso avanço. Por diversas vezes somos tentados a parar, somos tentados a desistir daquilo que o Senhor nosso Deus determinou. Somos tomados por desânimos e acreditamos que não iremos conseguir. Então, é nesses momentos que o Senhor se apresenta e apresenta sua ordem: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” (Js.1:9).



Tema: O Senhor está presente nas nossas decisões.

Josué estava diante de uma grande responsabilidade: Substituir aquele que era o maior exemplo de liderança sobre a nação de Israel: Moisés. Ele não era mais tão jovem como quando foi enviado para espiar a terra prometida há 40 anos. Todavia, Josué foi testemunha ocular da fidelidade de Deus e de suas promessas sobre a entrada vitoriosa de Israel em Canaã. E é justamente dessa fidelidade divina, que Josué deve tomar posse e seguir em frente.

1º. A soberania do Senhor está presente – Tudo parecia perdido. As estratégias não causavam estímulos. Tudo estava empacado. A caminhada tinha sido longa, o cansaço era físico e também psicológico. Este era o momento de uma decisão incisiva, uma decisão sábia e bem coordenada. Não dava mais para retroceder. Josué tinha que agir, o povo estava confiante no seu comando. E é nessas horas que acreditamos que estamos sós. Tudo estava no controle divino. O mesmo Senhor que havia se apresentado a Moisés em meio a sarça que ardia em chamas, mas não queimava (Êx.3.5) estava agora diante de Josué para lhe dar forças nas suas decisões. Fez-se necessário a presença do Senhor. A soberania do Senhor está presente e é livre. Mesmo diante dos nossos diversos desafios, por maiores que nos pareça ser, quando confiamos no Senhor, a Sua soberania está presente. O Senhor está presente nas nossas decisões.

2º. O controle da situação está nas mãos do Senhor – Por mais que Josué tivesse idéias e mais idéias para como transpor aquela grande muralha, o Senhor já estava adiante de toda situação. As muralhas que se erguem diante dos nossos olhos nos impulsionam a planejamentos e estratégias as mais diversas. Quando buscamos ajuda no Senhor, temos que ser pacientes, mas acima de tudo perseverantes. Recorrer ao Senhor é ter sabedoria, é ter confiança. Necessitamos de fé e coragem, e o alimento da fé e coragem vem do Senhor. O apóstolo Paulo escreveu aos filipenses: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” (Fp.4:6,7). Mesmo diante das nossas muralhas, por maiores que sejam aos nossos olhos, quando confiamos no Senhor, o controle da situação está nas suas mãos. O Senhor está presente nas nossas decisões.

Conclusão: Assim como foi com Josué e a toda nação de Israel, que quando estavam para tomar posse das promessas do Senhor, surgiram empecilhos como muralhas aparentemente intransponíveis, assim mesmo é conosco. A presença do príncipe do exército do Senhor é a melhor referência para compreendermos que Ele nos dá forças para seguirmos em frente. O encorajamento apresentado pelo príncipe do Senhor denota Sua santidade, soberania e controle de toda situação. Que sejamos humildes, corajosos e perseverantes no Senhor. A Sua ordem é para seguirmos em frente: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” (Js.1.9).

Que o Senhor nos abençoe!

Pr. Jadson Cunha

Fonte: Trabalhador da Seara

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.