Como Vencer a Ansiedade

                             
Vivemos numa era que já foi chamada de atômica, e que agora é denominada cibernética mais que poderia ser classificada com mais precisão como "a era da ansiedade". Este mau, chamado ansiedade, corrói a vida como uma ferrugem e tem sido considerada como uma doença que enche consultórios, consome inúmeros medicamentos e conduz alguns ao suicídio ou a outras atitudes impensadas.

       

Creio que isto não estaria acontecendo, em grande escala, se a humanidade tivesse uma confiança inabalável em Deus, pois "o começo da ansiedade é o fim da fé, e o princípio da verdadeira fé é o fim da ansiedade".
        
Pelo dicionário Aurélio ansiedade significa: " Estado emocional angustiante acompanhado de alterações somáticas (cardíacas, respiratórias, etc.), e em que se preveem situações desagradáveis, reais ou não." A ansiedade é uma preocupação excessiva e exagerada com coisas ou situações reais ou irreais. A ansiedade é a mãe das neuroses, a doença do século, o pecado mais democrático da nossa geração. Está presente em todas as famílias, atingindo jovens e velhos; doutores e analfabetos; crentes e ateus. A ansiedade é inútil, pois por intermédio dela não podemos acrescentar nem sequer um côvado à nossa existência. A ansiedade é prejudicial, pois nos rouba a energia do presente em vez de nos capacitar a enfrentar os problemas do futuro.
       
Graças a Deus porque o sermão do monte pode nos erguer do vale da depressão e da preocupação e nos ensinar como vencer a ansiedade. Jesus nos disse:

Mateus 6:24-34 "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.Por isso vos digo: Não andeis anciosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." Percebemos nesta passagem que o Senhor Jesus teve o máximo cuidado em fazer uma exposição dos seus pensamentos, quando procurava orientar aos que o ouviam acerca das questões rotineiras e principalmente sobre as dificuldades da vida. O ponto mais importante é a exortação quanto a preocupação excessiva com as coisas materiais.
        
O Senhor Jesus desenvolve a sua linha de raciocínio acerca das origens da ansiedade na vida do homem e o interessante é que Ele trata com muita simplicidade e consegue transmitir lições maravilhosas numa linguagem fácil e conhecida por todos os que o ouviam. Quando começamos a pensar de acordo com os pensamentos de Deus, percebemos nitidamente que Jesus Cristo desejava que todos pudessem conhecer as raízes dos males que lhes incomodavam.
      
Então vejamos nesta passagem bíblica como agir diante da ansiedade que por vezes domina nossa mente e coração.
A primeira atitude que devemos tomar é conhecer as causas da ansiedade

 "Por isso eu digo a vocês: Não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viverem nem com a roupa que precisam para se vestirem. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: Eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos?"( Mateus 6.25-26) Ao começar a listar as causas da ansiedade Jesus procura mostrar que a vida do homem não consistia apenas em comer, beber e se vestir. Jesus mostra que ao conhecermos as causas dos problemas podemos resolve-los com facilidade.
    
A questão do alimento é algo que balança as pessoas e por muitas vezes alguns se desesperam porque não o tem. As aves não produzem o seu alimento nem cuidam da terra, que dá tal provisão. Gratuitamente obtém o alimento que necessitam. Jesus não quis dizer com isto que podemos ou devemos abandonar o trabalho que nos traz o sustento. Nem tão pouco encorajava a preguiça ou era contrário ao esforço no trabalho ou ao estudo. Ele mostra-nos que a obtenção da alimentação não deve ser acompanhada pela ansiedade. Ele nos mostra que Deus providencia alimentos para as aves, e como dessa forma também cuidaria de seus próprios filhos.

"E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: Elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas .Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: "Onde é que vamos arranjar comida?" ou "Onde é que vamos arranjar bebida?" ou "Onde é que vamos arranjar roupas?" Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades"( 28,31,34).
O que vestir? Como vestir? Essas eram questões levantadas por muitos naquele período, como também nos dias atuais. É bom que tenhamos consciência das dificuldades que envolvem a obtenção das vestimentas atualmente. Porém, o alerta que temos é que não devemos ficar ansiosos visto que, as flores não se preocupam em confeccionar ou adquirir suas vestes e Deus o criador as ornamenta com vestidos mais belos que os produzidos pelos mais famosos estilistas. Hoje muitas pessoas tem duas grandes tensões nesta área: estar na moda e usar roupas de grife. Não permita que o consumismo crie em você esta ansiedade! Como que você se permite ficar ansioso por causa de roupas? Se Deus providencia para as flores e para as aves é claro que não vai deixar nu um só de seus muitos filhos.
       
A preocupação demasiada (ANSIEDADE) com o futuro tem como fruto a antecipação dos problemas e
dificuldades. Hoje em dia existem muitas complicações e incertezas com relação ao amanhã e sofrer dobrado no instante em que se antecipa os problemas é morrer antecipadamente.
 
Basta a cada dia a sua própria calamidade, o seu mau. Cada dia tem sua próprias provas; deveríamos enfrentá-las confiando em Deus. Assim como deveríamos cuidar de não sofrer num dia mais males do que aqueles que necessariamente estejam ligados a ele. Quando descuidamos do presente, preocupados com o futuro, agimos contrariamente a ordem de Deus.
 
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, 
sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições [...]”
Fl 4.6
A segunda atitude que devemos tomar é conhecer os efeitos da ansiedade

"E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso. E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: Elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena!"(vv.27,28,30).
Um dos efeitos produzidos pela ansiedade na sua vida segundo os ensinos de Jesus é o enfraquecimento da fé ou da capacidade de crer. "Homens de pouca fé", Jesus não indicou com estas palavras que os discípulos fossem pessoalmente infiéis mas que a fé que tinham era muito fraca ainda. Fraca demais para acolher e aprender seus ensinamentos sobre a ansiedade a ser evitada. Jesus então procura repreender esta incredulidade. A falta de fé ou uma pequena fé não permite a muitas pessoas verem a mudança da situação difícil. O ansioso dificilmente consegue crer numa mudança do quadro ou da situação ruim em que se encontra.
      
Muitas pessoas ansiosas só perseguem os objetos presentes, as riquezas e as necessidades da vida e revelam um amor incontrolável pelas coisas materiais. São pessoas que só se preocupam com o ter e se esquecem da necessidade de ser! Ser um cristão melhor, ser um servo de Deus, ser uma pessoa que "serve" as pessoas, ser uma benção na vida dos outro etc...
 
A ansiedade na sua vida desencadeia um processo de destruição catastrófica. O bloqueio que ela causa, neutraliza a sua capacidade de agir segundo a orientação de Deus e tira até mesmo a sua confiança. A ansiedade gera incredulidade e assim as pessoas ansiosas abandonam o cuidado e o amor divino para se apegarem as coisas fúteis e passageiras. A ansiedade provoca uma implosão emocional, psicológica e física. Jesus nos alerta sobre estes perigos e deseja que vivamos a praticidade do Evangelho confiando, obedecendo e amando a Deus que cuida de nós. Olhe para você e descubra as conseqüências(efeitos) da ansiedade em sua vida. Você já se deu conta dos estragos?
A terceira atitude que devemos tomar é conhecer e experimentar a cura da ansiedade

De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." Mateus 6:33-34
Como todo problema tem suas causas, efeitos e resoluções, aqui no texto base vemos que o Senhor Jesus não somente detectou um problema sério, porém deixou-nos um maravilhoso antídoto para que pudéssemos curar, com a sua ajuda, este mal da ansiedade. E que grande maravilha é ter ao nosso alcance esta bênção que é a capacidade de Deus em conhecer tudo ao nosso respeito.
       
Temos um Pai celestial que é bondoso e que se dispõe a nos ajudar e assim sendo podemos esperar confiantemente o fornecimento de todas as necessidades que temos, da parte de Deus. O conselho que temos na Bíblia é que o homem deve a cada instante de sua vida buscar somente as coisas pertinentes ao Reino de Deus. Os discípulos não teriam problema algum com a provisão das necessidades físicas. Quanto mais contato e comunhão se tem com Deus, mais soluções temos para os males provocados pela ansiedade.
        
Como você tem procurado resolver as questões ligadas a ansiedade em sua vida? Temos o desafio de buscar "primeiro o reino de Deus e a sua justiça" e como discípulos de Cristo devemos ter a preocupação com a salvação daquelas pessoas que ainda estão dominadas pelos seus pecados (inclusive a ansiedade) e a edificação dos crentes. Se colocarmos estas tarefas em 1º Lugar, como prioridades maiores, Deus suprirá e acrescentará todas as demais necessidades que tenhamos.

 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, 
sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições [...]”
Filipenses 4.6
Observando a vida de cristãos e não cristãos percebemos a existência de preocupações, medos, ansiedade, tensões nervosas, maus pressentimentos, tudo isso de forma exagera. Tudo isso aumenta os nossos problemas psicológicos e físicos, causam distúrbios e até mesmo enfermidades orgânicas. A certeza dos cuidados de Deus para contigo é o melhor remédio para todos estes males emocionais ligados a ansiedade que você tem enfrentado. É confiar a TODO tempo que SEMPRE Deus está cuidando de você, de todos nós. Isto quer dizer que você precisa buscar o reino Deus, o reino do amor, da harmonia, da confiança, da fé, do perdão, onde há paz e tranqüilidade. Assim você descansará sua mente e se livrará da ansiedade que domina seu coração e mente e lhe causa tantos problemas físicos e psicológicos.
 
Quando os efeitos negativos de uma vida ansiosa começam a despontar no nosso horizonte a vida fica fragilizada e debilitada. Tomados pelo medo não temos sequer coragem de pedir ajuda. Você não foi criado por Deus para viver assim.
       
Tenha uma vida em que ansiedade não seja mais um problema. Tenha uma vida marcada pelo hábito de buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça. Uma vida marcada pelo privilégio de ter as necessidades supridas por Deus e imune aos apelos do consumismo. Uma vida que te desafie a buscar em Deus a solução dos seus problemas! Um vida em que a plenitude e vida abundante que Deus prometeu em João 10:10, seja real para você. Uma vida onde a paz seja real e as dores e frustrações da vida sejam amenizadas pela certeza e confiança em um Deus poderoso, eterno e provedor de TODAS as coisas que promete suprir TODAS as nossas necessidades ( Filipenses 4:19). Você pode ser feliz. Querido(a) Deus vai suprir TODAS as suas necessidades. Não fique ansioso(a) e sofrendo por seu amanhã.
Entrega o teu caminho ( teu amanhã), tuas preocupações ao Senhor e o mais (TUDO) , Ele fará (Salmo 37:5). Creia nisso.
 
 
Fonte: Fé em Jesus

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.