Previsão

“E, aos vinte e sete dias do segundo mês, a terra estava seca. Então, disse Deus a Noé: Sai da arca, e, contigo, tua mulher, teus filhos, e as mulheres de teus filhos.” Gn.8.14-16.

É praxe: quem atualmente mora nas grandes cidades costuma dar uma olhada na previsão do tempo. Seja para saber que clima esperar numa viagem de fim de semana,
para decidir que roupa vestir para o trabalho ou até mesmo por simples curiosidade, as pessoas querem saber o que as aguarda naquele dia.
Essa tentativa de saber o futuro pode gerar certa ansiedade. Por um lado, sabendo o que vem pela frente, talvez a gente perceba que não está pronto para enfrentar o desafio. De outro lado, se não conseguimos obter a informação, ficamos angustiados por não podermos nos preparar.
Noé foi o primeiro homem de que se tem registro a ter acesso a uma previsão do tempo. Deus avisou: “Resolvi dar cabo de toda carne; porque a terra está cheia de violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra. Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tue teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos.” (Gn.8.13,14; 18). E veio a chuva, e tudo o que havia sobre a terra pereceu, menos Noé, sua família e os animais que tinham entrado na arca. Mas a história não acaba aí. Imagine que durante muitos dias Noé e sua família ficaram trancados dentro desse estábulo flutuante.
Nesses dias, cremos que começou a crescer a ansiedade, talvez a angústia pelas más condições de acomodação, e a sensação de “E daí? Não morremos na chuva, mas logo nossas previsões vão acabar!”, ou algo parecido. E nesse momento, só resta uma coisa: ter fé.
Crer que o mesmo Deus que livrou de uma situação de morte não vai desampará-lo mesmo que a situação pareça continuar difícil. Às vezes, o livramento de Deus não se dá em condições agradáveis – somos levados a experimentar isolamento, confinamento, desconforto. Mas acredite: um dia de sol voltará a brilhar, as águas baixarão, a porta vai se abrir para um novo mundo. Quando isso acontecer, faça como Noé: louve a Deus e dedique o seu melhor para Ele.
O resgate de Deus é o único que nunca chega tarde demais.   


Pr. Jadson Cunha - IPB

Fonte: Trabalhador da Seara

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.