Jesus é a Ressurreição e a Vida

João 11.25,26 – “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?”Jesus é a ressurreição e a vida.
Alguém já disse que existe no coração do homem um vazio do tamanho de Deus. Poucos acreditam nisso. Crer em Jesus Cristo como o Filho de Deus não é tão fácil como se pensa. Jesus afirmou: “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede” (Jo.6.35). Na verdade os que crêem em Jesus são justamente os que o Pai chama. Ele disse: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” (Jo.6.37).
Crer em Jesus é ter a certeza da vida eterna.
Durante sua peregrinação aqui na terra Jesus esteve diante de situações inusitadas como, por exemplo, a ressurreição de alguns. Ressuscitar significa renascer, nascer novamente. Se atentarmos para a questão da conversão verdadeira compreenderemos que há um novo nascimento. O convertido do seu mau caminho passará para o caminho da salvação eterna, e isso é obra do Espírito Santo. Ele afirmou: “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.” (Jo.15.26,27).

1º. Jesus está presente – Lázaro, o amigo de Jesus, adoecera e imediatamente mandaram informar ao Senhor (v.3). Então, Jesus afirma que aquele momento serviria para a glorificação de Deus Pai e de Deus Filho (v.4). Para todos que estavam com ele o comunicado representava uma visita urgente àquela família que ele amava. Mas o Senhor Jesus tomou a decisão divina de esperar pacientemente por mais dois dias (v.6). Quarenta e oito horas para quem está enfermo, para quem acompanha o enfermo, pode significar uma eternidade. Nós estamos sempre querendo que as bênçãos cheguem o mais rápido possível, tudo para ontem. Mas muitas vezes o Senhor está dizendo: espere! Eu sei o que você precisa. Eu estou presente. Crer em Jesus é ter a certeza de que ele está presente.
2º. Jesus está agindo – Quando o Mestre toma a decisão de ir ao encontro do amigo Lázaro e de suas irmãs, Jesus já está ciente dos fatos e já está agindo sobre eles (v.11-14). A ação de Jesus se dá de forma objetiva e incisiva. Muitas pessoas só acreditam no que vê, no que pega, no que sente. Nesse ponto do relato bíblico só restava aos presentes o sentimento de perda, Lázaro já estava morto (v.17). Para o incrédulo a morte representa o fim de tudo; para o que crê em Jesus a morte representa a vida eterna com Cristo. Jesus age nas nossas vidas da mesma forma que age na nossa morte. Crer em Jesus é ter a certeza de que ele está agindo.
3º. Jesus está vivificando – As palavras de Jesus naquele momento de dor e lágrimas trás conforto e vida. Tanto a morte como a vida estão em suas mãos (Jo.10:10-27,28; Apoc.1.18). Quando passamos a crer em Jesus recebemos a vivificação para a eternidade com ele. Jesus Cristo fez um sacrifício único pelas nossas vidas, pelos nossos pecados. Sua morte nos deu vida. Assim como foi no dia de libertação do cativeiro egípcio, quando Deus enviou o anjo da morte sobre os primogênitos (Gn.11,12) em que o sangue do cordeiro imolado no crepúsculo da tarde foi posto nas ombreiras e na verga da porta das casas, assim, o sangue de Jesus derramado na cruz nos vivifica. Crer em Jesus é ter a certeza da vida eterna.
Após quatro dias de morto Lázaro ouve o chamado de Jesus e sai da morte para a vida. É claro que ele tornou a morrer, assim como também enfrentaremos a morte – “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rom.6.23). Todavia, devemos crer que Jesus está presente, está agindo e está vivificando. Crer em Jesus é ter a certeza da vida eterna. Jesus afirmou: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá” (Jo.11.25).

Que o senhor nos abençoe!  


Fonte: Trabalhador da Seara           

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.