Não Devemos Negligenciar a Verdade de Deus

Hebreus 2.1 – “Por esta razão, importa que nos apeguemos com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.”Na capa das nossas Bíblias aparecem as palavras: Bíblia Sagrada. Você sabe por que a Bíblia é chamada sagrada? Por que chamá-la sagrada quando pecado, ódio, ganância e guerra são encontradas nela? É porque a Bíblia fala a verdade. A verdade sobre Deus Criador, sobre o homem e sobre Satanás. Mas o homem troca essa verdade de Deus pela mentira do diabo, sobre o sexo, as drogas, a mentira, a injustiça e a hipocrisia religiosa. Jesus Cristo afirmou que ele é a verdade e que a verdade nos torna livres do pecado (João 8.32).
Não devemos negligenciar a verdade de Deus.
O autor dessa carta mostra ser conhecedor das verdades. No 1º capítulo ele cita as Escrituras: Salmos, II Samuel, Deuteronômio e 1 Crônicas. Aqui no início do 2º capítulo, o autor faz uma exortação que nós podemos considerar como atemporal. Um pormenor interessante é a expressão introdutória: “Por esta razão...” – isso nos mostra que existe uma conexão entre o conteúdo do 1º capítulo e o começo do 2º. Esta conexão, no entanto, não é imediatamente transparente. O propósito do autor é despertar a consciência dos leitores às graves conseqüências de negligenciar a verdade de Deus. Mas como é que negligenciamos as verdades de Deus?

1º. Quando não damos a devida atenção à pregação da Palavra
O autor da carta aos hebreus faz um desafio aos seus leitores: “importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas” – A expressão é feita de forma enfática considerando a importância daquilo que foi ouvido. As Escrituras eram do conhecimento daquele povo, assim sendo, os leitores são conclamados a “prestar mais atenção” – esta é uma observação cuidadosa. É uma advertência solene. Jesus Cristo na sua oração sacerdotal afirmou: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (Jo.17:17). Não devemos negligenciar a verdade de Deus.
2º. Quando somos negligentes com a Palavra
O autor da carta aos hebreus demonstra claramente que não tem intenção alguma de escrever um tratado puramente acadêmico, mas, visa do começo ao fim enfatizar a relevância prática daquilo que Deus oferece ao homem pecador. Ele está consciente de que está tratando de uma situação existente na ocasião e existente hoje em nossos dias: Negligência às verdades ouvidas. Tem muito crente se apegando a mentiras e palavras fúteis. O autor nos diz que devemos nos apegar com firmeza as verdades “para que delas jamais nos desviemos”. São as tentações, as atrações, os convites, as fofocas. É como estar a deriva como algo flutuando num rio, e nesse flutuar pode-se está indo para muito longe (um pouco aqui, um pouco ali, e vai se distanciando cada vez mais). Então vem o arrependimento sobre as ações contrárias à verdade de Deus. Não devemos negligenciar a verdade de Deus.
O salmista diz: “De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Sl.119.10,11) – Observar a vida segundo a Palavra de Deus; não fugir aos seus mandamentos; guardar no coração para não pecar; se apegar com mais firmeza para não existam desvios.
A Bíblia sempre será sagrada, mesmo que seu conteúdo seja bastante estranho para muitos. Devemos ouvir atentamente a verdade de Deus que é alimento para o corpo e refrigério para alma. Não devemos negligenciar a verdade de Deus.

Que o Senhor nos abençoe!


Fonte: Trabalhador da Seara

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.