Características de um levita

Texto: 1 Samuel 16:18

Geralmente nas igrejas a área mais cobiçada é o ministério de música, todos querem cantar, aprendemos desde cedo a cantar, na verdade é muito bom cantar, existe até um verso popular que diz: “quem canta seus males espanta”, no entanto quando se trata da inclusão de um individuo nesse ministério na igreja, faz-se necessário algumas características indispensáveis, para que o mesmo possa ser um integrante do ministério da adoração no templo.
Baseado na vida do rei Davi encontramos algumas características de um levita, vejamos:

1- Saber tocar ou ser bom músico:

O preparo técnico é necessário para todas as pessoas que desejam envolver-se no ministério da música, ouvir uma pessoa desafinada cantando é algo que causa irritação em qualquer ser humano, um instrumento tocado fora do compasso ou desafinado desagrada e gera confusão.

Vejamos alguns erros técnicos comuns àqueles que não se preparam tecnicamente:
  1. Instrumentos desafinados
  2. Acordes fora da harmonia da música
  3. Cantar fora do tom
  4. Falta de sensibilidade musical (volumes e tonalidades altas demais)
Alguns confundem preparo técnico com o espírito de artista mundano, saber tocar não implica em ser orgulhoso, altivo, ou de querer trazer para si todas as atenções, antes se trata de colocar tudo que se sabe para o serviço de Deus e atribuir a ele toda glória.

2- Forte e valente (Homem de guerra).

Pelo que conhecemos a história de Davi, o seu porte físico não era muito favorável para que ele travasse guerra com qualquer inimigo seu, muito menos com um gigante, no entanto seu espírito era de um homem valente, e o principal, sua confiança e força estavam em Deus e não em suas próprias capacidades ou nos seus instrumentos de guerra. Quem se propõe a servir na área do louvor deve está disposto a travar uma grande guerra espiritual e é preciso estar revestido da armadura de Deus para enfrentar as investida do inimigo, (Ef. 6:10) e os únicos meios de se revestir do poder de Deus é orando, jejuando, meditando na palavra e vivendo uma vida na presença de Deus e em comunhão com a igreja.
1 Samuel 17:45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

3- Sisudo em palavras

Essa deve ser uma característica marcante na vida não somente do levita, mas de todo crente. O cristão deve ser de palavra firme, de palavra certa, ou seja, prudente em palavras. Todo cristão precisa inspirar confiança naquilo que fala.
Provérbios 10:19. Efésios 4:29 Colossenses 3:8

4- De boa aparência ou de gentil presença:

Não é que o levita precise ser um galã de cinema, mais que procure se vestir moderadamente, ser simpático, agradável e piedoso para com as pessoas e aonde for promova a paz.
Romanos 12:18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;

5- O SENHOR é com ele.

23 Daí em diante, toda vez que o espírito mau mandado por Deus vinha sobre Saul, Davi pegava a sua harpa e tocava. O espírito mau saía de Saul, e ele se sentia melhor e ficava bom novamente.
Essa é a principal característica do componente do ministério de música. Se o Senhor não estivesse com Davi provavelmente quando ele tocasse sua harpa, o espírito mau que se encontrava em Saul ao contrário do que aconteceu, provavelmente promoveria um encontro com outros espíritos maus para dançarem e se divertirem na vida do rei, ao som da música ao vivo tocada por Davi. No entanto quando Davi tocava o espírito mau se retirava e o rei se acalmava e descansava.
Êxodo 33:15 Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar.
  
Quando levamos a sério esse precioso ministério da igreja do nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor nos usa e vemos o quanto ele é relevante para a comunidade e para nossas vidas. Quando fazemos tudo de coração e com humildade, dificuldades aparecerão, o inimigo de nossas almas tentará de tudo para nos destruir e não terá êxito, do contrário, quando não pensamos e agirmos como levita, estaremos passíveis a sermos amaldiçoados por Deus, talvez até sermos usados pelo inimigo e assim comprometermos toda a estrutura espiritual vida da igreja.
“Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente! ...” (Jeremias 48:10)

Pr. Gerson Filho
Que Deus nos ajude!

Fonte: Igreja Bíblica Mundial

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.