O PODER DOS RELACIONAMENTOS PESSOAIS

Em Atos 15:36-41, encontramos a história de três homens. João Marcos, um jovem missionário; Paulo, um grande fundador de igrejas e Barnabé um homem acolhedor de pessoas. O texto fala de um momento de ruptura ministerial, mas não relacional, entre Paulo e Barnabé, por causa de João Marcos. Depois desse fato, Paulo prossegue viagem agora com Silas, e, Barnabé volta pra casa trazendo João Marcos para cuidar dele. Isto porque, quase nada em nossa caminhada espiritual, é tão importante do que os nossos relacionamentos pessoais. Vejamos:


O Importante Não é a Tarefa Que Você Desempenha, a Atividade Profissional Que Você Desenvolve, Mas a Qualidade dos Relacionamentos Que Você Constroe, Enquanto Você Faz o Que Faz - Barnabé não era tão preocupado com tarefas, e sim, com pessoas. O reino de Deus não é um reino de tarefas, mas um reino de relacionamentos. Barnabé já havia demonstrado esta atitude quando foi buscar Paulo em Tarso, parando todas as suas atividades e viajando por seis meses, trazendo-o para Antioquia, fazendo dele um líder daquela igreja. Nada abençoa mais a nossa vida do que os relacionamentos, nada nos afetam mais, do que os relacionamentos quebrados.

Uma Pessoa é Campo Missionário Grande o Suficiente – Barnabé agora, investe em João Marcos. Uma pessoa só, exige tanta estratégia, oração, esforço, quanto a evangelização da Índia, da África e do Brasil. Uma pessoa só, é campo missionário grande o suficiente para nos tirar o sono, nos colocar de joelhos em oração, nos fazer pensar nas palavras que lhe serão ditas. Jesus disse as verdades mais profundas do seu ministério a uma única pessoa (Jo. 3:16 Nicodemos; Jo. 4:24 a Mulher Samaritana). Invista nas pessoas que estão ao seu redor: Marido, filhos, vizinhos e outras.

A Qualidade da Sua Vida Está Na Proporção Direta da Qualidade das Pessoas Com Quem Você se Relaciona e da Qualidade dos Relacionamentos Que Você Desenvolve Com Elas – Podemos está próximos de pessoas extraordinárias, sem desenvolvermos relacionamentos profundos com elas.

A parábola do filho pródigo, conta que o filho mais velho embora tenha ficado com o seu pai, ceiando com ele todos os dias, não assimilou o caráter e a grandeza do pai em perdoar e aceitar de volta o irmão mais novo. Estava tão perto de uma pessoa extraordinária, mas não teve um relacionamento extraordinário. No caso de João Marcos, que tinha sido rejeitado, havia Barnabé, uma pessoa maravilhosa, que o influenciou positivamente.

Não podemos ter uma vida espiritual sozinhos. Muitas pessoas saem tristes dos cultos, porque convivem com a igreja (instituição), mas não se relacionam com as pessoas. Nós somos chamados por Deus para relacionamentos.


Pastor Ed René Kivitz

FONTE: Quarta IPB Garanhuns

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.