Como Viver de Modo Digno da Vinda de Cristo


Amados, estudando o livro dos Tessalonicenses, vimos quatro maneiras de vivermos do modo que agrada a Deus: vivendo em santidade, em amor, em honestidade e em esperança. Vimos também que a vinda de Jesus é certa, e será: poderosa, arrebatadora, definidora, em data desconhecida, repentina, inesperada e será inescapável. Veremos agora:
 Como Viver de Modo Digno da Vinda de Cristo (5:1-11).
Devemos Viver na Luz – “Mas vós, irmãos, não estais em trevas,... porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia;...” (v. 4-5). Só há duas maneiras de viver1. Viver no modelo das trevas, do mundo, e quem dita as normas é o maligno. E este modelo é o da prática da mentira, vingança, engano, falcatrua, consumismo, infidelidade, egoísmo e sensualidade. 2. Viver o modelo de Deus, é viver na luz do modo que Lhe agrada, fazendo a Sua vontade.
Devemos Viver Vigilantes – “Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.” (v. 6). Dormir aqui, não tem o sentido natural de descansar ou o sentido metafórico de morrer, mas o sentido moral. Viver como se nunca houvesse de vir o dia do Juízo, viver em relaxamento espiritual e moral,despreparado como as cinco virgens loucas (Mt. 25:1-13). Só estamos vivendo em vigilância quando estamos fazendo a Sua vontade, envolvidos nas atividades do Seu reino e produzindo frutos para Deus.
Devemos Viver Revestidos – “... revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação;” (v. 8). Devemos nos revestir de três coisas: Fé, Amor e Esperança. A  está relacionada ao que eu creio. Toda a minha fé deve estar fundamentada na Palavra de Deus. O amor está relacionado ao que eu faço. Toda a minha vida deve ser vivida em expressões de amor ao meu próximo. A esperança está relacionada ao que eu espero. Toda a minha vida deve ser vivida na expectativa da segunda vinda de Cristo.
Devemos Viver em Comunhão – “que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele.” (v. 10). Encontramos duas palavras interessantes: Quer durmamos se refere aos que já morreram em Cristo. Esses já estão como o Senhor Jesus na glória. Quer vigiemos se refere aqueles que estarão vivos na vinda de Cristo, que vivem em união com Ele.
Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo” (v. 11).Portanto, o final não será o fim da humanidade, mas o fim dessa forma de viver, marcada pelo pecado, pela morte e pela ação de Satanás. Quando Jesus voltar o mal em todas as formas terá o seu fim e a sociedade perfeita será estabelecida para sempre. Amém.

Rev. Edson Dantas de Oliveira

Fonte: Quarta IPB Garanhuns

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.