O QUE ORAR A DEUS DIANTE DAS PERSEGUIÇÕES E TRIBULAÇÕES


A Igreja de Tessalônica estava passando por perseguições e tribulações, e Paulo toma uma atitude, orar a Deus (I Ts. 3:9-13). É isso que temos que fazer diante das perseguições e tribulações. Vejamos:

Paulo Ora a Deus Agradecendo Pela Fé Daqueles Irmãos - Aqueles irmãos apesar das lutas que estavam passando, mantiveram a fé firme em Jesus (v.9). Paulo tinha ficado receoso com o estado da fé daqueles irmãos,
e mandou Timóteo para verificar a situação espiritual deles, e as notícias eram que eles estavam firmes na fé. Na oração Paulina, encontramos um coração agradecido a Deus, não pelas perseguições e tribulações, mas pela fé firme (II Ts. 1:3). Em meio às lutas temos motivos de gratidão. Antes de pedir, devemos agradecer! (Cl. 3:15).

Paulo Ora a Deus Para Aperfeiçoar a Fé Daqueles Irmãos - Mais uma vez pode-se ver a preocupação de Paulo com a fé daqueles irmãos (10 e 11). Paulo tinha passado pouco tempo com eles e, não teve tempo de discípulá-los com profundidade. Algumas verdades eram desconhecidas pela aquela igreja e alguns conhecimentos eram superficiais. Paulo queria doutrinar aqueles irmãos e ele ora a Deus por isso. Aquela igreja internamente estava apresentando alguns problemas: Um deles era que Alguns irmãos estavam confusos quanto à segunda vinda de Cristo (v.13). Paulo ensina que Cristo vai voltar e vai trazer em sua companhia os que morreram na fé. Com a doutrina da segunda vinda de Cristo, Paulo queria consolar e fortalecer a fé daqueles irmãos. Amados uma Fé madura enfrenta os problemas da vida sem vacilar na sua confiança em Deus, porque ele sabe que Deus tem reservado o melhor, e esse melhor será entregue quando Jesus voltar. A nossa oração deve focalizar primeiro o aperfeiçoamento da nossa fé.
Paulo Ora a Deus Para Que o Amor Transborde Na Fé Daqueles Irmãos - Paulo em vez de pedir para que Deus livre aquela igreja das lutas, pede a Deus que faça crescer o amor daqueles irmãos (12). A Palavra está nos ensinando que diante das lutas o que devemos pedir é mais amor. Quando estivermos passando por lutas o que mais precisamos é de cuidado, é de um ombro amigo, é de um ouvido que nos escute. É por isso que Paulo ora a Deus pedindo mais amor. Deus costuma suprir as necessidades do seu povo através do seu povo. É por isso que Paulo ora a Deus pedindo mais amor.
Paulo Ora a Deus Para Que a Fé Seja Confirmada Em Santidade Na Vida Daqueles Irmãos - O alvo de Paulo agora é o coração (v.13). O grande foco de Paulo era no ser. Para ele o mais importante não é o que temos fora do corpo, e sim, o que somos dentro do corpo, o estado do nosso coração. O grande cuidado deve ser com o que se passa dentro do nosso coração (Pv. 4:23 e Sl. 51:10). Muitas pessoas estão a perguntar: Qual é a vontade de Deus para minha vida? A resposta é simples e clara. A vontade de Deus é a vossa santificação (I Ts 4:3). A palavra Santidade dois sentidos: Separação do pecado e Consagração a Deus. Diante das lutas Deus quer que você mantenha o seu coração n’Ele.
Diante das lutas da vida, Devemos agradecer pela Fé que Ele nos deu, pedir para que essa fé seja aperfeiçoada, pedir que o amor transborde na nossa vida e pedir um coração confirmado em santidade.

Rev. Edson Dantas

Fonte: Quarta IPB Garanhuns

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.