AS MARCAS DO DISCÍPULO DE CRISTO


Discípulo é o aluno que aprende as palavras, os atos e o estilo de vida de seu mestre, e ainda ensina a outros. O substantivo discípulo aparece mais de 264 vezes, exclusivamente nos Evangelhos e em Atos. Com base em Lucas 9:23-25, veremos: As Marcas do Discípulo de Cristo.

O Discípulo é Um Voluntário – “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim,...” (Lc. 9:23a). Jesus não força as pessoas a segui-lo, não violenta o coração nem faz lavagem cerebral. “Vir após mim” significa unir-se a Cristo como seu discípulo. A figura no texto, tem por base o fato de que os seguidores de Jesus com freqüência, o acompanhavam indo literalmente atrás dele de modo voluntário. John Donne afirma: “Cristo toca o tambor, mas não pressiona os homens; Cristo é servido por voluntários”.

O Discípulo é Aquele Que Renuncia – “... a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz...” (Lc. 9:23b). Para alguém ser discípulo de Cristo precisa renunciar ao seu velho eu, confiança em si mesmo, religiosidade e pensamentos e hábitos pecaminosos. A figura no texto é a de um homem condenado que se vê forçado a tomar e carregar sua própria cruz para o lugar de execução. O discípulo de Cristo aceita voluntariamente a dor, a vergonha e a perseguição em decorrência da sua lealdade a Cristo e sua causa. A vida de cruz é a vida de submissão voluntária. A vida de cruz é a vida de servo livremente aceita.

O Discípulo é Recompensado – “Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará” (Lc. 9:24). A pessoa que deseja salvar a sua vida imaterial e invisível, sem a graça regeneradora de Deus, a perderá. A pessoa que perde sua vida no presente ao dedicar-se completamente a Cristo e ao Seu Evangelho, a salvará. É somente pela perda de si mesmo, desviando-se do próprio eu, para servir ao Mestre e ao próximo, que alguém pode ser salvo. Disse Matthew Fox: “Não existe Feliz Páscoa sem Sexta-feira da Paixão”.
Para refletir: “Neste mundo Ele nos chama; no mundo porvir, Ele nos dará as boas-vindas”. Muitos acreditam que o mundo é dos "espertos", todavia, os céus pertencem aos santos.

Rev. Jan Marke

Fonte: Quarta IPB de Garanhuns



















































































































Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.