CINCO VOTOS PARA OBTER O CRESCIMENTO ESPIRITUAL


Um voto a Deus é um compromisso da mais alta relevância. Não somos obrigados a fazer votos, mas podemos fazê-los como forma de desenvolver nosso desempenho cristão. A Bíblia diz: "Façam votos ao Senhor, ao seu Deus, e não deixem de cumpri-los." (Sl. 76:11, Ec. 5:2-5). O escritor A. W. Tozer sugere, que como cristãos façamos os seguintes votos:

1º Trate Seriamente Com o Pecado - Precisamos tratar com seriedade o pecado e não flertar com ele. Precisamos considerá-lo do ponto de vista de Deus, não do nosso. Pecados como: Inveja, auto-piedade, ressentimento, mau humor, orgulho, vaidade e coisas semelhantes, precisam ser confessados e abandonados. É imperioso que aprendamos a discernir sempre o que é agradável ao Senhor (Ef 5:10); que odiemos o mal e amemos o bem (Am 5:15). Paulo escreveu: "Abstende-vos de toda forma de mal" (I Ts 5:22). Todo aquele que confessa o Senhor deve afastar-se do pecado.

2º Seja Mordomo - O apego excessivo às coisas é um dos grandes males dos nossos dias. Não devemos colocar o coração nas coisas (Sl. 62:10); mas, usá-las como se não as usássemos (I Co. 7:31), pois tudo passa (I Jo. 2:15-17). Tudo o que existe pertence a Deus (Sl. 24:1). Somos apenas mordomos do que Ele nos confia (I Co. 4:1-2). Isto não quer dizer que não possamos possuir coisas, mas, que devemos ser libertos do senso de possuí-las.

3º Nunca Se Vingue - A facilidade com que nos defendemos é admirável. Como cidadãos temos direitos legais, e devemos ter uma auto-estima saudável. Mas, isso não é o mesmo que ter um espírito vingativo e uma tendência fácil em retrucar tudo o que nos contraria. Devemos deixar Deus "comprar" nossas brigas. A vingança justa pertence a Ele (Ex. 23:22; Rm. 12:19; Is. 54:17).

4º Nunca Passe Adiante Algo Que Prejudique Alguém - O fofoqueiro não tem lugar no favor de Deus (Pv. 6:16-19). Devemos ponderar bem o que falamos e o que fazemos em relação às pessoas. "A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; o que bem a utiliza come do seu fruto" (Pv. 18:21). Sejamos bondosos e compassivos, perdoando-nos mutuamente, assim como Deus nos perdoou em Cristo (Ef. 4:32).

5º Nunca Aceite Qualquer Glória - Cuidado com o vírus do "holofote", ou seja, querer estar em evidência, ser o centro das atenções. Deus não dá Sua glória a ninguém (Is. 42:8). O Rei Herodes morreu porque não glorificou a Deus (At. 12:21-23). Devemos nos gloriar somente em Deus e fazer tudo para a Sua glória (I Co. 1:31; 10:31).
Façamos estes votos ao Senhor e, na força que Ele supre, não deixemos de cumpri-los.

Rev. Lutero Rocha (A. W. Tozer)

Fonte: Quarta IPB de Garanhuns

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.