EM NOME DA RELIGIÃO

Quero nestas linhas expressar minha perplexidade em relação ao retrocesso que a religião vem sofrendo. A Igreja Católica na idade média cometeu muitas atrocidades em nome da religião e em nome de Deus ela adquiriu muitas posses, tornando-se a mais rica instituição da época. A sena volta a ser exibida em nossos dias, são numerosos os lideres religiosos que têm enriquecido em nome da Religião, e em nome de Deus constroem impérios que geram mais para a vida presente do que para a vida futura. A contradição é explicita; a religião que prega libertação aos cativos é a mesma que escraviza e aprisiona os ignorantes na sua própria mediocridade.
A religião que declara aliviar bagagem é a mesma que gera fardos impossíveis de se carregar, ela institui regras e padrões dificilmente cumpridos. A religião é implacável, ela implanta violentamente e sem nenhuma reserva seus modelos em nós. Da mesma forma que produtos recebem rótulos, recebemos rótulos que violam até mesmo o direito que temos de ser gente. Fugir aos padrões estabelecidos pela religião é como tentar escapar da morte, a conseqüência causada por essa fuga é no mínimo o descrédito e o insucesso. O que sentimos diante disso?
Quem disse que os religiosos se importam com o que sentimos? Somos infelizmente obrigados a reprimir todo e qualquer sentimento e manifestação que possa contrariar o que a tradição nos ensinou. Pensar diferente? Nem pensar, ou seremos no mínimo tachados como filhos de Belzebu Mt 12:24 ou nas melhores das hipóteses como hereges. Violar a ética instituída pela religião, é estarmos  certo de que não iremos muito longe, pois a tradição já ditou as regras do jogo e ela é mais forte do que a coerência e o bom censo. A conseqüência disso é que adoecemos espiritualmente, mas não temos coragem de agir, morremos, mas não quebramos os paradigmas instituídos pela religião. O próprio Jesus se opôs as hipocrisias dos religiosos de sua época. Mc 7:6. Tiago por sua vez, expressa que a verdadeira religião é somente aquela que é revelada através de uma vida piedosa. Tg 1:27. Enquanto os religiosos de plantão ocupam-se com discussões quase sempre irrelevantes e alguns líderes religiosos questionam sobre se devemos ou não devemos bater palmas nas igrejas, muitas almas estão indo em direção ao inferno. Enquanto declaramos guerra à
carne e ao sangue, os principados e as potestades estão atuando estrategicamente em favor do mal. Melhor acreditar nas palavras de Cristo quando disse: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”. Mt 7:21. Uma das características principais dos religiosos é que eles apenas falam, mas nada fazem e estão sempre dispostos a julgar as causas alheias. Enfim, é sempre bom sondar as nossas verdadeiras motivações, será que não estamos sendo apenas religiosos?  A paz de Cristo.    

Pr. Gerson Filho  

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.