HONRANDO AOS PAIS

Texto básico: Êxodo 20: 12

A Palavra de Deus nos mostra com muita clareza a importância da autoridade dos pais através de uma exortação direta aos filhos. Uma família onde a autoridade dos pais não é reconhecida e respeitada, torna-se lugar de confusão. Muitos jovens não consideram o mandamento bíblico de honrar os pais, muito embora o primeiro mandamento da segunda parte do Decálogo trata desse princípio: “Honra teu pai e tua mãe...” (Êxodo 20: 12).a Bíblia enfatiza que os pais devem ser honrados. O mandamento de honrar aos pais por vezes é ignorado ou esquecido.
Infelizmente não se respeita mais os cabelos brancos dos mais velhos, (embora muitos velhos não façam por onde receberem respeito) nem se leva em conta a experiência de vida. Alguns jovens acham que sabem tudo e não precisam dos conselhos dos mais velhos.
Gracejam das rugas e a aparência dos idosos são motivos de chacotas, pois a beleza de um idoso quase nunca é apreciada, uma vez que estamos inseridos em um sistema voltado para a aparência onde a sabedoria fica em segundo plano. Mesmo sabendo que com o passar do tempo que o que é atual logo será passado, a juventude quase em sua totalidade consideram seus pais ultrapassados. Nos tempos bíblicos ser um líder de uma família era ser digno de respeito e quanto mais experimentado na vida mais dignidade e respeito se atribuía a um homem. Um idoso representava sabedoria, era como uma fonte de experiência para os novos (Lv. 19: 32; I Samuel 12: 2; Prov. 16: 31). Hoje, na era pós-moderna, o mandamento tornou-se esquecido e o desrespeito às pessoas idosas começa pelo Estado, quanto mais velhos mais desprezados. O mandamento do Senhor permanece válido. Devemos dar o devido valor aos nossos pais, isso é bom para a família e ainda envolve promessas: “Para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Efésios 6:3) adquirida por meio da obediência (Efésios 6:1). Não devemos esquecer que o padrão para a vida em família é o Senhor e a sua palavra (Deuteronômio 6: 5-7) O cumprimento do mandamento de obedecer pai e mãe é de vital importância para uma boa convivência familiar.
Pr. Gerson Filho

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.