O MITO DA FAMÍLIA PERFEITA

Texto: Gênesis 45: 1-15
Não existe família perfeita! Em nenhuma família deixamos de encontrar erros, uma vez que a família é composta por seres imperfeito é inevitável não conter falhas. A Bíblia não esconde a triste realidade da imperfeição familiar. Pelo contrário, ela revela a origem da imperfeição que foi o pecado (Romanos 5:12), verificamos haver imperfeição em quase todas as famílias bíblica, quase todas porque a Bíblia não descreve em detalhes todas as histórias das famílias em suas páginas.
A primeira família criada por Deus era perfeita (Genesis 1: 27,28 e 31). Ela seria o modelo para as demais, no entanto, por causa da desobediência a família, tornou-se defeituosa em sua essência, herdando todas as consequências da vergonhosa queda do homem. Gen. 3: 7-24.

Após o pecado do Eden a família tornou-se cativa das falhas e coletivamente enferma por causa da maldição do pecado, agora ela só encontra solução em Deus. Não queremos com essas informações oferecer um diagnóstico negativo das famílias, mas a própria Bíblia não omite os erros dos seus grandes heróis. (I Cor. 10:11-12). Encontramos falhas na: Família de Abraão (Gn. 12: 11-18), (Gn. 16:2) Gn. 15: 5, 6), família de Ló (Gen. 19: 30-38). Família de Isaque (Gen. 25: 27-34), (Gen. 27: 1-10). família de Jacó (Gen. 37). Família de Moisés (Números 12). Família de Sansão (Juízes 16) Família de Eli (I Samuel 3: 12-14). Família de Davi (II Samuel 11-18) e outras. Toda família possui virtudes e defeitos!
O que devemos fazer é reconhecer as imperfeições como um reflexo do pecado “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23). Portanto, toda família tem defeitos, lembrar que não foi você quem teve o direito de escolher em que lar nascer, a cor dos seus olhos nem tão pouco o pai ou mãe que iria ter, pense Deus já havia planejado exatamente tudo. Temos que tentar restaurar a comunhão da família com Deus e fortalecer a vida espiritual dos componentes dela, mesmo que você pague um preço alto por isso, alguém já sofreu bem mais por você. Agradeça o máximo a Deus por sua família, pois por mais imperfeita que ela seja Deus pode operar milagres nela. Acredite, Deus ama você, Ele tem sempre o melhor para você e para a sua família.


Pr. Gerson Filho

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.