O RELACIONAMENTO CRISTÃO

Os seres Humanos foram Criados para se Relacionarem uns com os outros. O próprio Deus se relaciona de modo perfeito na Trindade. Deus é uma só Pessoa em essência, mas que se apresenta ao ser humano de três formas distintas, completas e igualmente poderosas. 
A decisão de pecar, tomada por Adão e Eva rompeu com o pacto e introduziu o pecado na natureza humana, degenerando-a e tornando-a imperfeita, o resultado foi que o pecado nos separou de Deus e dos irmãos causando grandes males à humanidade.

A história do ser humano passou a ser marcada por conflitos com Deus e com o próximo. Os primeiros conflitos aconteceram primeiramente no Éden, lá observamos Adão e Eva, jogando a culpa um no outro (Gn 3.11-13). Depois vem a inveja de Caim que o levou a matar seu irmão (Gn 4.5-8) e assim por diante a história dos relacionamentos foi manchada pelo pecado.
Por causa do seu grande amor de Deus e o desejo de manter um relacionamento eterno com o homem, Deus planejou restaurar o que fora destruído. Assim, em Cristo se cumpre a profecia de Gênesis 3.15 e a promessa de paz anunciada em Isaías 9.1-6. Em Cristo, há esperança de restauração da maldade que o pecado instalou no coração do homem (Mq 7.18-20). Cristo nos reconciliou com Deus e consigo mesmo, através da sua morte e ressurreição (Cl 1.20-22). Nele os relacionamentos podem ser refeitos (João 3:16)
Para construirmos relacionamentos saudáveis e duradouros, Cristo deve está presente. Devemos amar nosso irmão porque ele é a imagem de Deus.
O que se deve esperar de um cristão salvo e liberto do poder do pecado (Rm 6.11-12), é que produza bons, estreitos e duradouros, relacionamentos até mesmo com os que pensam diferentes. Quem ama a Deus, ama também ao próximo (I João 3.14-16). Em nossos relacionamentos jamais devemos entristecer o Espírito Santo (Ef 4.25-20). Lembre-se, Cristo é o nosso grande exemplo de relacionamento (João 15.5-8; Ef 5.1-2).

Pr. Gerson Filho

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.