O SENHOR É NOSSA FORÇA DIANTE DOS DESAFIOS DA VIDA

Números 13:30; 14:1-9
Confiar em Deus é mais que ter coragem, é saber que Ele está no comando, é ter certeza de que Ele está à frente lutando por nós. Muitas pessoas afirmam que confiam desconfiando. Há aqueles que usam fitinhas e patuás, mesmo que diga que crê em Deus. A fé é parcial. Outros crêem tanto que chegam até confundir confiança com ousadia. Ser valente não é mesmo que ser corajoso. Coragem é agir corretamente no momento em que ela se faz necessário, não é desafiar a ordem das coisas e agir de forma imprudente,
impulsionado pelo espírito de valentia.
Confiar em Deus é ser sábio e corajoso diante dos desafios emergentes.
O Senhor é nossa força diante dos desafios da vida.
Quando os hebreus estavam para tomar posse da terra prometida, e, a avistarem de longe, de imediato foram tomados pelo sentimento de júbilo. O Senhor tinha sido fiel! Todavia, tomar posse não era uma missão fácil.
Ninguém estava disposto a entregar suas terras de mão beijada. Deus ordenou a Moisés que separasse 12 príncipes do seu povo para expiarem a terra de Canaã (terra de baixo) e para que trouxessem um relatório sobre tudo que vissem: o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se poucos ou muitos, se a terra é boa ou má, as cidades, os arraiais, as fortalezas, se a terra é fértil ou estéril, se há matas ou não, e com alegria trouxessem do fruto da terra (17-20). O Senhor não fez nenhuma observação se podiam entrar nela ou não, se venceriam aquele povo ou seriam derrotados. Ele queria apenas mostrar ao seu povo que independente de qualquer dificuldade, eles seriam vencedores. Bastava confiar nele. Mas, ao contrário disso tudo dos 12 espias que estiveram naquela terra, 10 não confiaram no Senhor, e pelo menos 2 confiaram e creram na posse e na vitória, esses foram: Calebe e Josué.


1. Calebe – Descendente da tribo de Judá, filho de Jefoné. Homem de muita fé que de imediato se interpôs ao relatório negativo e temeroso dos outros espias. Um homem corajoso e destemido. Um verdadeiro servo do Senhor que soube encarar o desafio de tomar posse daquilo que Deus já havia determinado para ele e sua família. Calebe representa a força de um guerreiro de Deus. Ele não foi medíocre como os demais espias. Ele foi o grande exemplo de confiança. A Bíblia diz que ele fez calar o povo perante Moisés (13:30). Se o clima era de aflição e medo, para Calebe era de vitória. Como resultado da sua fé, Calebe foi beneficiado por Deus: sobreviveu a longa caminhada de 40 anos pelo deserto, entrou em Canaã e recebeu de Josué a posse de Hebrom (Js.15:13,14). O Senhor é nossa força diante dos desafios da vida.
2. Josué – Seu nome é: Javé é salvação. Homem também de muita fé. Fez sinal de desespero pelo povo ao rasgar suas vestes, junto com Calebe (14:6) em sinal da falta de confiança do povo em Deus. Para Josué bastava o Senhor se agradar e o povo não ser rebelde contra o Senhor. Ele afirmou: “o Senhor é conosco; não os temais.” (14:9). Josué confiava sem desconfiar. Sua confiança em Deus o fez prosperar e viver muitos anos. No seu currículo lemos que ele desbaratou os amalequitas (Êx.33), foi servo e companheiro de Moisés (Êx.24), esteve com Moisés no monte Sinai (Êx.24), foi designado por Deus para ser o sucessor de Moisés (Dt.31), assumiu o comando do povo (Js.1:1), atravessou o Jordão e destruiu Jericó e Ai (Js.3, 6, 8), salvou os gibeonitas (Js.10), deteve o caminho do sol (Js.10:12), fez divisão da terra de Canaã (Js.14-21), despediu-se do povo e morreu aos 110 anos (Js.23,24). No final dos seus dias fez um discurso memorável até os nossos dias: “Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estava dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” (Js.24:14,15). Confiança, coragem e fé no Senhor, tudo num só coração. O Senhor é nossa força diante dos desafios da vida.


Conclusão: Creio que podemos e devemos tirar grandes lições de fé e confiança em Deus através do que representa Calebe e Josué para nossas vidas. Nossa confiança não pode ser com desconfiança. O salmista nos diz: “Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.” (Sl.125:1). Confiar em Deus é saber que Ele fará, que Ele está no comando, que Ele não deixará faltar aos seus, que Ele é fiel e justo. Nossa coragem deve estar centrada na fé em Deus, porque sem fé é impossível agradar a Deus (Hb.11:6). Confiar em Deus é ter certeza da vitória. Que sejamos como Calebe e Josué que venceram e prosperaram no Senhor porque sabiam em quem estavam confiando. O Senhor é nossa força diante dos desafios da vida.

Pr. Jadson Cunha

Fonte: Trabalhador da Seara

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.