A FELICIDADE DOS LIMPOS DE CORAÇÃO

Mateus 5:8
O que Jesus queria dizer com a palavra “coração”? – Sabemos que o coração bíblico refere-se ao verdadeiro “eu”, que pensa, considera, avalia, resolve, planeja e se regozija ou se entristece. Sabemos, também, que Deus testa o coração do homem e julga a sua sinceridade (1Cr.29:17). As ofertas oferecidas por Davi e pelos demais israelitas eram voluntárias, espontâneas e motivadas pelo amor. Qualidades como essas são caracterizadas como atitudes do coração.
Jeremias também declara que o Senhor vê e conhece o que nenhum ser humano pode perscrutar (Jr.12:3). Salomão observou que as decisões e ambições do homem parecem retas aos seus próprios olhos, “mas o Senhor sonda os corações” (Pv.21:2). É comum avaliar nossos caminhos de modo positivo. Achamos que somos, na realidade, irrepreensíveis. Mas, quando o Senhor faz a sua luz penetrar em nosso íntimo, descobrimos que “é enganoso o coração, mas que todas as coisas, e desesperadamente corrupto” (Jr.17:9).

Tema: O Coração é a Fonte da Felicidade.
Do ponto de vista bíblico, o coração é a fonte dos sentimentos, da vontade e dos desejos. Jesus afirmou que o que contamina o homem não é que entra pela boca, mas sim o que sai do coração (Mt.15:18). O coração impuro pela queda adâmica é uma fábrica de maldade. Gera por conta própria, atitudes pecaminosas, como difamação e intrigas.
Pelo menos três questões fundamentais devemos observar nas palavras de Jesus, para purificar o coração:





1ª. A Obediência – A lei dos mandamentos foi cumprida por nosso Salvador na cruz, e suas penalidades foram canceladas (Ef.2:15; Cl.2:14), mas a lei do Espírito (Rm.8:2) continua em pleno vigor. A obediência resulta de um desejo maior pela vontade de Deus do que pela nossa própria vontade. Quando obedecemos ao nosso Pai, descobrimos a satisfação extraordinária da comunhão e da aceitação. Experimentamos a união alegre com ele. Crer implica sempre em obediência. A graça salvadora realmente é gratuita, mas o preço é altíssimo, conforme ilustrou Jesus quando contou a parábola do comerciante de pérolas, que deveria vender tudo quanto tinha, pois de outra forma nunca adquiriria a pérola de grande valor (Mt.13:45,46). Não existe a possibilidade de alguém resolver tornar-se cristão e, ao mesmo tempo, rejeitar os direitos que Cristo tem sobre sua vida. Obedecer a Jesus é reconhecê-lo como Senhor. O Coração é a Fonte da Felicidade.

2ª. O Arrependimento – Após a primeira pregação evangelística no poder do Espírito, no dia de Pentecostes, a multidão de ouvintes convictos dos seus pecados perguntou aos apóstolos: “Que faremos irmãos?” (At.2:37). Sofrimento interno, peso na consciência. A única solução apresentada foi esta: “Arrependei-vos, a cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão de vossos pecados” (v.38). a remissão, ou perdão, envolve remoção. Todo pecado mancha o coração. O arrependimento é a confissão purificam o coração. João escreve: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”(1Jo.1:9). Jesus instituiu a Ceia com essa mesma finalidade. Nesses momentos da participação na comunhão do corpo e do sangue de Cristo, ele oferece a si mesmo para perdoar aos que sinceramente se arrependem. O Coração é a Fonte da Felicidade.

3ª. A Eliminação – A pureza de coração também caracteriza o cristão que enxerga claramente um único alvo na vida: o sumo bem. Jesus descreveu essa atitude em termos de um olho bom que permite que somente a luz penetre no íntimo. O coração dividido procura agradar a dois senhores (Mt.6:24). O primeiro e grande mandamento exige essa mesma singeleza de visão, esse único propósito na vida. Amar a Deus de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e de toda a força (Mc.12:30). O coração fica concentrado em um só propósito: amar a Deus. Mas, se formos honestos, descobriremos que não estamos buscando em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça (Mt.6:33). Outros interesses deslocam o Senhor do trono de nossa vida e coração. Não é só dinheiro que pode contaminar o coração, pois qualquer outro desejo ou motivo tem a capacidade de nos afastar de Deus. Em vários trechos das suas cartas, Paulo revela a pureza do seu coração ao eliminar seus interesses próprios. Por exemplo: At.20:24; Fp.3:13,14. O Coração é a Fonte da Felicidade.

Conclusão: Jesus prometeu que os limpos de coração verão a Deus. Os santos podem antegozar a alegria da visão de Deus. Os pecadores serão condenados e excluídos da presença de Deus no juízo final, mas os que têm o coração limpo contemplarão a sua face. Certamente nenhuma recompensa poderá ser maior do que essa. A pureza de coração será coroada pela gratidão transbordante daqueles que, no futuro glorioso, reconhecerão o quanto nosso Senhor sofreu para tornar disponível o seu Reino. Que sejamos fiéis a Deus, purificando o coração. O Coração é a Fonte da Felicidade.

Pr. Jadson Cunha

Fonte: Trabalhador da Seara

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.