O OFÍCIO DOS LEVITAS



Leitura: Números 3: 1-13

“Mas a Arão e a seus filhos ordenarás que se dediquem só ao seu sacerdócio, e o estranho que se aproximar morrerá.” (Nm 3:10)

Temos observado como a tribo dos levitas fora consagrada para cuidar do tabernáculo. Até certo ponto, as demais tribos foram livres para desenvolver a sua própria herança na terra. Mas os levitas não receberam nenhuma terra. O tabernáculo fora a herança deles, por isso, de uma forma especial, sua área de ação ficara restrita ao cumprimento do serviço sagrado.

1. O Imperativo da certeza (v.4) Há uma única maneira para cultuar a Deus, o que nos leva a seguir cuidadosamente o que ele mesmo pré-ordenara. Chegando à Sua presença, devemos ter certeza a respeito das normas para o culto divino. Um desvio destas normas é “fogo estranho perante o Senhor”. Dois filhos de Arão morreram por oferecerem um culto a Deus, totalmente desordenado.

2. O Imperativo da cedência (V. 7,8) Neste dois versículos, a frase “cumprir o seu dever” aparece duas vezes. Obediência requer uma disposição de cedência, isto é, de entrega total de nossos direitos. É a vontade de Deus que deve prevalecer em todos os lances de nossa vida. 

3. O Imperativo da celebração (v. 10) Todos os filhos de Levi foram consagrados ao ministério do tabernáculo, porém, somente os filhos de Arão serviram ao sacerdócio. Não devemos nos atrever  a celebrar partes do culto além da nossa competência. Deus tem uma parte especifica para cada pessoa, dentro do culto que somente a Ele devemos prestar.

Oração: Senhor, ensina-nos a discernir a porção que tens nos conferido, para que o nosso culto seja agradável na Tua presença. Em nome de Jesus Cristo, Amém.

Rev. Ivan G. G. Ross  

Fonte: Vasos de Honra

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.