OS MANSOS



“Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” (Mateus 5:5)

Voltamos, novamente, a enfatizar que essa mensagem foi dirigida aos discípulos de Jesus Cristo. Jesus afastou-se das multidões e, a sós com os seus discípulos, passou a ensiná-los quais as disposições que deveriam cultivar como evidências “de que haviam eles estado com Jesus” (At. 4:13). Quando Jesus lhes disse: “Vós sois a luz do mundo”, evidentemente estava falando daqueles que têm uma comunhão com Ele, daqueles que andam nos seus passos, pois o descrente é trevas no mundo.

1. O Encorajamento da Bem-aventurança. Os seguidores de Jesus Cristo são essencialmente bem-aventurados porque a benção do Senhor os acompanha. Eis o comentário de Moisés: “Feliz és tu, ó Israel! Quem é como tu? Povo salvo pelo Senhor, escudo que te socorre,
espada que te dá alteza” (Dt. 33:29). Paz e alegria são bênçãos inseparáveis;  paz no coração faz o rosto brilhar com alegria. É a fé em Jesus Cristo que nos faz exultar com alegria indizível e cheia de glória (1 Pe. 1:8).

2. A Manifestação da Bem-aventurança. Mansidão é uma parte inseparável do fruto que o Espírito Santo produz em nossa vida. O manso não permite que o espírito de vingança manche o seu testemunho, antes, ele dá provas “de toda cortesia (mansidão), para com todos os homens” (Tt. 3:2). “Era o varão Moisés, mui manso, mais do que todos os os homens que havia sobre a terra”. Por quê? Porque ele não perdeu a sua paciência diante da sedição de Miriã e Arão, e nem deixou de amar e orar por seus provocadores, antes,  deixou o Senhor vindicar a sua pessoa, (Nm. 12: 1-16).

3. O Cumprimento da Bem-aventurança. Os mansos “herdarão a terra”. O sentido não é literal, antes, fala da paz que caracteriza o cristão enquanto vive na terra. “Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz” (Sl 37:11). A paz que experimentamos agora é a primícia da paz vindoura. “Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nas quais habita justiça” (2 Pe. 3:13). Vivamos, portanto, como aqueles que “aspiram uma pátria superior, isto é, celestial” (Hb. 11:16).

Conclusão: O sentido prático desta mansidão é: “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens, se possível, quando depender de vós, tende paz com todos os homens” (Rm. 12:17-18). Mansidão, como fruto do Espírito Santo, tem que ser trabalhada pela prática diária.

Rev. Ivan G. G. Ross 

Fonte: Vasos de Honra

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.