OS QUE CHORAM



“Bem aventurados os que choram, porque serão consolados.” Mt 5:4 

As bem-aventuranças não são descrições generalizadas e aplicáveis a qualquer pessoa, antes, Cristo está descrevendo as disposições espirituais dos cidadãos do reino dos céus, aqueles que são regenerados pelo poder do Espírito Santo. Estes, e somente estes têm o gozo dessas bem aventuranças recompensadoras, porque a felicidade verdadeira vem de uma intervenção da parte de Deus em nossa vida. 

1. O Encorajamento da Bem- aventurança: O cidadão do reino dos céus é uma pessoa bem-aventurada, feliz, no sentido mais superlativo da palavra. Por quê? Porque é herdeiro de toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestes, tais como:
 adoção, redenção, perdão e o dom do Espírito Santo. Experimentamos essa felicidade porque ela é o sinal do Espírito Santo confirmando a realidade dessas bênçãos espirituais em nossa vida. É uma paz que excede todo o entendimento; é uma paz que tem que ser experimentada a fim de ser compreendida. 

2. A manifestação da Bem- aventurança: Esse choro tem uma única causa - o pecado, porque a lei de Deus foi transgredida. O Espírito Santo nos dá uma consciência da nossa desobediência, uma convicção tão forte que temos que chorar de tristeza. Essa aflição deve nos conduzir ao arrependimento e a uma confissão específica da falta. O salmista confessou ao Senhor: “Pequei contra ti, contra ti somente, fiz  o que é   mal   perante   os   teus  olhos.” Sl 51:4. Em nossa convivência com outras pessoas somos propensos a tropeçar em muitas áreas do nosso relacionamento, especialmente com a língua. Por causa dessa possibilidade, Cristo nos deu a chave da vitória: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”. Lc 22:40.  

3. O Cumprimento da Bem-aventurança: O Cristão que chora por causa das imperfeições em seu procedimento e que pratica o arrependimento bíblico tem esta promessa: “será consolado ”- recebendo o perdão do pecado. O choro deve nos conduzir à oração: “Se confessarmos os nossos pecados ( as nossas imperfeições e tropeços), ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. I Jo 1:9. Esse consolo é fundamentado sobre esta verdade: “Se, todavia, alguém pecar, temos advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”, que garante a nossa justificação. I Jo 2:1 

Temos chorado por causa das nossas transgressões da lei de Deus? Temos experimentado o consolo, sabendo que em Cristo Jesus todos os nossos pecados têm sido perdoados? Essa benção está ao alcance de todos, pela fé em Jesus Cristo. 

Rev. Ivan G. G. Ross 

Fonte: Vasos de Honra

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.