HUMILDADE E SUBMISSÃO

Lucas 10:38-42
Se existe um comportamento que seja padrão a todo cristão esse é a humildade. Também sabemos que a humildade cristã deve estar sempre associada a submissão a Cristo. Não pode existir humildade cristã sem submissão ao Senhor. Essa é uma condição inseparável. É reconhecer a soberania de Deus em qualquer circunstância da vida.

Tema: A Melhor Parte da Vida é Estar Aos Pés de Cristo.
Marta e Maria eram irmãs de Lazaro (Jo.11, 12:1-3) grandes amigos de Jesus. Viviam em Betânia, um povoado que ficava a quatro quilômetros de Jerusalém. Jesus nos ensina que frequentemente aplicamos nossas forças e preocupações em realizações pessoais. Quando o correto, mais sábio e proveitoso é empenhar nossos sentidos a ouvir e adorar o Senhor, assim como fez Maria. Em lugar da preocupação e da ansiedade pelo servir um banquete, um prato simples é suficiente, e Maria preferiu o banquete espiritual aos pés de Cristo, a melhor parte.
O ser humano vive diante de duas condições importantes: Aceitar ou Não Aceitar viver aos pés de Cristo.



1ª. Não aceitar (v.40): Entre os muitos sentimentos contidos no coração do homem, existe o de impaciência. Esse sentimento nunca está sozinho. A impaciência normalmente vem acompanhada pela insatisfação e murmúrio. A critica apresentada por Marta: “Senhor, não te importas que a minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha?” – resulta de uma época muito remota. Gênesis 3:12: “Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.” – jogar a culpa e criticar o Senhor vem desde o Éden. É fruto da queda. Rejeitar a melhor parte também. Tudo que é bom para o homem foi posto por Deus diante dele, mas ele como grande desobediente que é, prefere rejeitar. As preocupações exageradas de Marta representam o corre-corre dos nossos dias. Quase não tem existido tempo para Deus. O clima competitivo tem ocupado a mente humana, quando a melhor parte da vida é estar aos pés de Cristo.

2ª. Aceitar (v.42): Em contrapartida a correria e a exigente cobrança de Marta percebe-se a prudência de Maria. Eram irmãs, todavia, eram diferentes. As posturas diziam muito sobre as condições. Em João 11, o evangelista relata a morte de Lazaro. Naquele momento de dor, quando as irmãs Marta e Maria tomam conhecimento da chegada de Jesus, elas se apresentam diante dele de forma bem diferentes. Diz o texto que Marta correu ao encontro de Jesus e foi dizendo: “Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão.” (Jo.11:21). Da mesma forma Maria foi ao encontro de Jesus, mas o texto diz: “Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido.” (Jo.11:32). Podemos observar que foram as mesmas palavras, todavia com atitudes diferentes: Marta bradou, Maria prostrou-se aos pés de Jesus. A dor era a  mesma, mas a melhor parte da vida é estar aos pés de Cristo.

Conclusão: O homem vive em busca de uma melhor condição de vida que possa ter. Alguém já disse que o homem é capaz de tudo pelo “status”. O “stress” é constante. A busca pela satisfação do ego é intensa. Vive-se cobrando de Deus, questionando, querendo sempre barganhar. Deve-se aceitar ou não aceitar viver aos pés de Cristo? A condição é sua, é nossa. Reflita sobre usa vida. Veja se tem valido a pena tanta correria. Ocupa-se com muitos serviços. Na verdade de Jesus Cristo“pouco é necessário ou mesmo uma só cousa.” - Devemos, assim como Maria, escolher a boa parte da vida: Estar aos pés de Cristo. Esta parte não nos será tirada.



Que o Senhor nos abençoe!

Pr. Jadson Cunha

Fonte: Trabalhador da Seara

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.