CONFESSANDO O AMOR A JESUS

Mateus 10:32,33
Existem muitas pessoas alheias às coisas concernentes a Deus; vivem distraídas ou desatentas. Não dão a mínima para o Senhor Criador de tudo e de todos. Vivem buscando uma resposta em outros caminhos, como por exemplo: ocultismo, adivinhações, imagens, drogas, mentiras, etc. Tais pessoas não estão procurando um deus, estão apenas fugindo de Deus.
Jesus havia escolhido os doze apóstolos (10:1-4), seu ministério estava em franco crescimento, era necessário que os apóstolos recebessem orientações sobre a vida e testemunho. Jesus então apresenta Instruções, Advertências, Estímulos, Dificuldades e Recompensas em ser seu seguidor.

Tema: Confessando Jesus somos fiéis a Deus.
Esta sessão trata de estímulos de uma forma geral. Convém ressaltar os versos 16, 19 e 20, onde Jesus adverte de uma forma antecipada uma missão futura de forma mais extensa que atual. Haveriam perseguições por causa do seu nome, mas em caso de defesa, o Espírito falaria por eles.
O que é testemunhar? Testemunha é uma palavra de origem grega (martírion) que significa: Manifestar uma defesa sobre a certeza de uma causa até as últimas conseqüências.
Pelo menos 2 lições colhemos do texto lido:



1ª Lição: Devemos confessar Jesus Cristo em nós (v.32) – Aqui o Mestre Galileu fala da primeira incumbência que cabe ao cristão, aos enviados por Cristo para divulgação das boas-novas. Fazer a obra de Deus neste mundo é uma tarefa difícil. Mas, é difícil porque nós mesmos criamos as dificuldades. Confessar a Cristo é ter na mente o dia do encontro e do chamado para servi-lo. Todos nós queremos ser reconhecidos por Jesus e que ele nos confesse diante do Pai, mas para isso precisamos confessá-lo diante dos homens, e não vivermos fugindo envergonhados de sermos cristãos. Esta atitude pode custar muito caro. Devemos viver confessando Jesus como fiel a Deus. Nossas atitudes em certos momentos podem nos trazer riscos e zombarias. Mesmo que assim seja, temos as promessas das recompensas vindas de Deus.

2ª Lição: Não devemos negar Jesus Cristo em nós (33) – Aqui está o outro lado da moeda, e este lado é tão sério quanto o outro. Nesse lado existe muito mais compromisso. Negar aqui é ser alheio, é falar uma coisa e viver outra totalmente diferente. Muitos são assim! Não devemos ter receios de mostrar aos homens que amamos a Cristo. No caso dos tímidos pode ser considerado as mudanças que o Espírito Santo realiza na sua vida. Negar a Jesus é emudecer quando se deve falar. Negar a Jesus é ter vergonha daquilo que ele fez por nós. Negar a Jesus é virar as costas para seu amor derramado na cruz do calvário pelos nossos pecados. Negar a Jesus é fechar os olhos para as bênçãos recebidas (família, alimento, saúde, entendimento, amor, perdão, etc.). Devemos viver confessando Jesus como fiel a Deus.

Conclusão: O apóstolo Paulo escreveu a Timóteo: “Se perseverarmos, com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará” (2Tm.2:12). Muitas pessoas estão alheias a Deus, vivem distraídas ou desatentas; não estão nem ai para o Deus único e verdadeiro. As pessoas falam o que querem e fazem o que acham ser certo, mesmo que no final tudo dê errado. É muito diferente dos servem a Deus e vivem uma vida de testemunho e confissão de Jesus Cristo em suas vidas. A esses Jesus prometeu confessá-los diante do Pai, que está nos céus. Devemos viver confessando Jesus como fiel a Deus.

Que o Senhor nos abençoe! 

Pr. Jadson Cunha

Fonte: Trabalhador da Seara

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.