A SOBERANIA DE DEUS ESTÁ SOBRE O HOMEM

Salmos 139.1-6
O grande conhecimento de Deus sobre nossas vidas é por sobremodo inatingível. Somos frutos do seu amor e da sua misericórdia. Tudo que se
apresenta em nós está descoberto diante dos Seus olhos. O homem tenta se
esconder de Deus como foi no jardim do Éden após a queda (Gn.3.8), todavia o Senhor mantém sua soberania sobre todos.
Tema: Deus é eternamente soberano.
Este Salmo é a oração de Davi no momento em que ele requisita a presença de Deus. Ele se põe aos pés do Senhor e apresenta sua defesa diante da sua pequenez. Ele sabe que o Senhor é onipresente e onisciente por isso ele faz uma declaração sobre suas limitações. Davi faz uma meditação sobre o seu caráter e o caráter de Deus. Ele tem em mente que os planos de Deus são maiores que os seus. O Senhor é o criador e tudo passa diante dos seus olhos. Deus está no comando.

1º. Deus sonda nossos caminhos (vs.1-3) – Quando nos referimos a Deus como criador de tudo e de todos, estamos afirmando que Ele é o Senhor. Tudo está diante dele. Davi declara tal afirmativa ao se dirigir a Ele como alguém que necessita da sua presença. Davi diz: “Sonda-me, ó Deus, e conhece meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (vs.23,24). Sondar refere-se a investigar, examinar, consultar, e quando o assunto é o coração, só o Senhor pode realizar essa operação no homem. Jeremias escreve: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.” (Jr.17:9,10). Davi sabe disso. Devemos saber disso. Deus é eternamente soberano.
2º. Deus conhece nossos passos (vs.4-6) – Davi tinha a certeza de que o Senhor sabia dos seus pensamentos. Suas palavras estavam diante de Deus antes mesmo que elas fossem pronunciadas. Davi tinha plena consciência dessa soberania que só pertence ao Senhor. Jesus ensinou: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mt.6.6). Eis porque podemos buscar a Deus em silêncio, em nossos pensamentos. Devemos ter ciência também dessa soberania, assim como teve Davi. O livro dos provérbios registra: “Os olhos do Senhor estão em todo lugar; contemplando os maus e os bons” (Pv.15.3). Nossas vidas estão diante do Senhor, Ele nos cerca como o bom pastor cerca suas ovelhas. Existem limites estabelecidos. Sua mão está sobre os seus, sua mão guia seu povo. Tudo isso está bem além do que o salmista pode alcançar. Davi sabe disso. Devemos saber disso. Deus é eternamente soberano.
Conclusão: O que podemos dizer diante de todo esse ensinamento? O que temos a acrescentar diante dessas palavras? Devemos sim reconhecer que Deus é eternamente soberano, que Ele sonda nossos caminhos, que Ele conhece nossos passos. Assim como fez Davi, façamos o mesmo, afirmar sempre: “Senhor, tu me sondas e me conheces” – A Soberania de Deus está sobre o homem. Deus é eternamente soberano.
Que o Senhor nos abençoe.  

Pr. Jadson Cunha

Fonte: Trabalhador da Seara      

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.