UM NOME ACIMA DE TODO NOME

FILIPENSES 2:5-11
EXISTE E SEMPRE EXISTIU UMA GRANDE RESPONSABILIDADE SOBRE O NOME, O NOME QUE RECEBEMOS DOS NOSSOS PAIS. PARA O POVO ORIENTAL O NOME PODE REPRESENTAR O CARÁTER DO HOMEM, PODE REPRESENTAR SUA PERSONALIDADE E SEU FUTURO. O NOME PODE TER A IMPORTÂNCIA DE TODA UMA VIDA. MUITOS NÃO CREEM NISSO. EM ALGUNS LUGARES AS PESSOAS SÃO MAIS CONHECIDAS PELO APELIDO DO QUE PELO NOME DE BATISMO. E ISSO MOSTRA O GRAU DE IMPORTÂNCIA DO NOME PARA ELAS.
TEMA: SANTO NOME, O NOME DE JESUS.
ESTA CARTA PROVA QUE, MESMO PAULO ESTANDO PRESO EM ROMA, ELE NUNCA PERDEU SUA PAIXÃO, SEU SENSO DE MISSÃO, SEU SENSO DE DIREÇÃO, O DOMÍNIO DA SITUAÇÃO. AO CONTRÁRIO DO QUE ELE QUERIA, ELE ESTAVA EM CORRENTES, PRESO NUMA GUARDA PRETORIANA, AGUARDANDO O JULGAMENTO QUE ELE JULGAVA QUE PUDESSE FINDAR SUA VIDA (1:21). NO ENTANTO, AINDA QUE ESTIVESSE EM MEIO A TUDO ISSO, ELE NUNCA ABANDONOU SEU PAPEL DE SERVO. É NO SEGUNDO CAPÍTULO QUE PAULO FAZ UM DISCURSO SOBRE O CORAÇÃO SERVIL DE UM CRISTÃO, ILUSTRANDO-O COM A HUMILDADE DE CRISTO, A QUAL DEMONSTROU AO VIR AO MUNDO. JESUS NÃO INSISTIU NAS SUAS PRERROGATIVAS DIVINAS E, AO INVÉS DISSO, ESVAZIOU-SE A SI MESMO A ASSUMIR A CONDIÇÃO DE SERVO, TORNANDO-SE MORTAL E MORRENDO NA CRUZ. PAULO DIZ QUE TODO CRISTÃO DEVE VIVER UMA VIDA DE DESPRENDIMENTO COMO CRISTO VIVEU.

1º. DEVEMOS BUSCAR O SENTIMENTO ALTRUÍSTA (VS.5-8) – JESUS CRISTO FOI E É O MAIOR EXEMPLO DE AUTRUÍSMO ENTRE OS HOMENS.  JESUS CRISTO SE ESVAZIOU DE QUALQUER SENTIMENTO DE VAIDADE, DE SOBERBA OU ORGULHO. JESUS CRISTO ENSINOU QUE A HUMILDADE PRECEDE A HONRA (Pv.15.33). SEU NOME CARREGA O PODER TRANSFORMADOR DE MENTE, CORPO E ALMA. MESMO SENDO DEUS (JO.1:1) ELE ‘NÃO JULGOU COMO USURPAÇÃO O SER IGUAL A DEUS’. JESUS CRISTO SABIA DA RESPONSABILIDADE DO NOME QUE POSSUIA; JESUS CRISTO ASSUMIU A FORMA DE SERVO. ELE MESMO AFIRMOU: “TAL COMO O FILHO DO HOMEM, QUE NÃO VEIO PARA SER SERVIDO, MAS PARA SERVIR E DAR A SUA VIDA EM RESGATE DE MUITOS” (Mt.20.28) – SUA OBEDIÊNCIA EXTREMA ENSINA-NOS A GRANDE RESPONSABILIDADE DE SERMOS CHAMADOS CRISTÃOS. ALTRUÍSMO SIGNIFICA RENÚNCIA, AMOR AO PRÓXIMO. DEVEMOS SEGUIR O GRANDE EXEMPLO DE JESUS, AFINAL TEMOS UM NOME A ZELAR, SOMOS CRISTÃOS.
2º. DEVEMOS NOS CURVAR DIANTE DO NOME DE JESUS (VS.9-11) – TODA EXALTAÇÃO AO SENHOR JESUS PARTIU DO PAI, PARTIU DE DEUS. MUITOS AINDA DUVIDAM DO PODER DO NOME DE JESUS, MAS CHEGARÁ A HORA EM QUE TODOS RECONHECERÃO E REVERENCIARÃO O SANTO NOME, O NOME DE JESUS. O PRÓPRIO SENHOR JESUS CRISTO ENSINOU SOBRE A ORAÇÃO CORRETA: “PAI NOSSO, QUE ESTÁS NOS CÉUS, SANTIFICADO SEJA O TEU NOME” (Mt.6.9). PEDRO DEFENDEU ESSE NOME: “NÃO POSSUO NEM PRATA NEM OURO, MAS O QUE TENHO, ISSO LHE DOU: EM NOME DE JESUS CRISTO, O NAZARENO, ANDA!” (At.3.6). “E NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NENHUM OUTRO; PORQUE ABAIXO DO CÉU NÃO EXISTE NENHUM OUTRO NOME, DADO ENTRE OS HOMENS, PELO QUAL IMPORTA QUE SEJAMOS SALVOS” (At.4.12). ESTE É O NOME MAIS SIGNIFICANTE ENTRE OS HOMENS EM TODA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. JESUS CRISTO PREVENIU SEUS DISCÍPULOS: “SEREIS ODIADOS DE TODAS AS NAÇÕES, POR CAUSA DO MEU NOME”(Mt.24.9). O RECONHECIMENTO DO PODER DO NOME DE JESUS SERÁ EM ATITUDE E EM PALAVRA, PORQUE “AO NOME DE JESUS SE DOBRE TODO JOELHO... E TODA LINGUA CONFESSE” - DEVEMOS SEGUIR O GRANDE EXEMPLO DE JESUS, AFINAL TEMOS UM NOME A ZELAR, SOMOS CRISTÃOS.
CONCLUSÃO: POR SERMOS CRISTÃOS SOMOS RESPONSÁVEIS PELO NOME QUE LEVAMOS. NÃO IMPORTA SE NOSSO NOME DE BATISMO SEJA JOSÉ, JOÃO OU PEDRO. O QUE IMPORTA É NOSSO TESTEMUNHO, SE SOMOS OU NÃO SOMOS CRISTÃOS. TODAVIA, INDEPENDENTE DO NOME DE BATISMO QUE TEMOS DEVEMOS, COMO CRISTÃOS, SEGUIRMOS O EXEMPLO DE JESUS CRISTO NA HUMILDADE E NA OBEDIÊNCIA AO PAI. DEVEMOS SER AUTRUÍSTAS, DEVEMOS RECONHECER JESUS CRISTO COMO NOSSO SENHOR E SALVADOR, PARA GLÓRIA DE DEUS PAI. DEVEMOS SEGUIR O GRANDE EXEMPLO DE JESUS, AFINAL TEMOS UM NOME A ZELAR, SOMOS CRISTÃOS.

QUE O SENHOR NOS ABENÇOE! 

Pr. Jadson Cunha

Fonte: Trabalhador da Seara

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.