DEUS NOS DÁ MOTIVOS DE AÇÕES DE GRAÇAS

1ª Tessalonicenses 1:2,3.
Para que aconteça um crescimento nalguma obra de Deus não existe uma fórmula secreta, basta: dedicação, amor, disciplina e perseverança. A Igreja deve possuir essa marca. A Igreja deve se dedicar à obra do reino, ter amor em tudo que faz, disciplina em todas as suas decisões e ser perseverante naquilo que o Senhor determinou. Por fim, ser grata a Deus em tudo e em todas as ocasiões.
Tema: Devemos graças a Deus.
A Igreja de tessalônica é fruto da 2ª viagem missionária de Paulo (At.17). Era uma cidade composta de pessoas nobres e de judeus oriundos do paganismo. Temóteo que a pastoreava, apresentava relatórios a Paulo que estava em Corinto. Entre os assuntos tratados estava: Falecimento de parentes, perseguição e tentação de voltar ao paganismo. Paulo escreve a fim de louvar aos crentes pela sua fé, defender seu apostalado e unir-se a Igreja, exortar a pureza moral, o amor fraternal e a diligência no trabalho diário.
Ações de graças é a atitude de Paulo, Silvano e Timóteo. Agradecem a Deus os frutos da graça encontrados no coração e na vida dos irmãos da tessalônica. Reconhecem neles os sinais de um cristianismo real:

1º Sinal: Fé Operacional – Paulo faz destaque sobre a labuta dos irmãos. Poderia existir dificuldades iminentes, mas eles estavam vencendo pela operosidade da fé. Toda Palavra de Deus diz que a fé deve ser sempre operacional. Tiago escreve: “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?” (2:14). Para os três irmãos era motivo de ações de graças a Deus. Devemos graças a Deus.
2º Sinal: Amor Abnegado – Paulo reconhece que o amor dos irmãos refere-se ao serviço do Senhor. É um amor dedicado a obra do reino. Quando falamos numa obra de amor, nossa tendência é procurar somente ações que possam ser vistas, pesadas e medidas (vaidade), mas sofrer pelo nome de Cristo e por amor a Ele também entra na categoria de “esforço diligente motivado pelo amor”. A Igreja deve ter amor pela obra. Amor abnegado com o objetivo de fazer crescer no mundo o conhecimento do reino de Deus. Devemos graças a Deus.
3º Sinal: Esperança Real – Diferentemente de 1ª Coríntios 13, Paulo inverte a série fé, esperança e amor. Esperança é vencer os desafios, é ter fé no que faz, é ter amor cristão, é crer na justiça de Deus. Esperança representa firmeza (5:7,8) e para Paulo, Silvano e Timóteo, tudo deve estar presente na Igreja. Fé, amor e esperança representam a vida eclesiástica, a vida entre os irmãos. Devemos graças a Deus.
Conclusão: Estamos diante dos três elementos mais indicados nas Escrituras para o crescimento de um trabalho para o Reino de Deus: Fé, Amor e Esperança, motivos de ações de graças. Esta é a tríade básica da vida cristã. Fé em Cristo, amor e esperança, substantivos mencionados em diversas oportunidades ao longo do Novo Testamento. A fé em Cristo sempre produz ações práticas de amor a Deus, por sua Igreja e pelo homem.
Devemos orar para que Deus preserve em nós a fé operacional, o amor abnegado e a esperança real. Motivos de Ações de Graças.  

Que o Senhor nos abençoe!

Pr. Jadson Cunha 

Fonte: Trabalhador da Seara                                                                  
                              


                      











Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.