UMA VERDADEIRA AUXILIADORA

Josué 2 
Jericó era uma cidade fortificada, cercada por uma grande muralha. O Senhor havia falado a Josué:“Sê forte e mui corajoso. Então farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso. Não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (1:7-9). Josué não temia, mas foi bastante prudente quanto aquele povo que estava diante dele e do povo de Israel. Havia a necessidade de se espiar a terra prometida. Josué enviou dois homens para cumprirem essa tarefa. A presença de Raabe naquele momento foi uma providência divina. Em contra-partida, sua vida e a vida dos seus
parentes foram poupadas pelo exército israelita. O Senhor já havia preparado tudo, era só uma questão de tempo. Haveria uma guerra santa. Os corruptos deveriam sucumbir para que a terra passasse a ser habitada pelo povo de Deus. Nada impediria a ação do Senhor.
Tema: O Senhor levanta Auxiliadoras.
Neste capítulo do livro de Josué fica registrado que além da proteção divina sobre os espias enviados por Josué, está o registro de Raabe, seu nome significa “insolência”. Era prostituta, dona de uma estalagem em Jericó. Sua atitude teve como recompensa a preservação de sua vida e a vida da sua família (6.17, 25). Casou-se com Salmom, um príncipe de Judá, e dela descendeu Davi e Jesus o nazareno (Mt.1.5). É mencionada na galeria da fé em Hb.11.31, e em Tg.2.25, como um exemplo de fé que produz boas obras.
Vejamos que lições podemos tirar da ação dessa mulher auxiliadora.

1ª. Ser Auxiliar é ter coragem – Aos olhos humanos e pecadores a presença de uma mulher como instrumento do Senhor para uma conquista territorial pode parecer estranha, mas o Senhor opera de maneiras misteriosas para realizar sua vontade. O texto nos diz que toda Jericó estava em estado de alerta e que a casa de Raabe funcionava como estalagem o que explica a escolha dos espias em se misturar com ladrões e prostitutas. Todavia, a coragem de Raabe diante do clima de guerra e destruição, nos ensina que mesmo diante das lutas e desafios devemos ter coragem. No coração daquela mulher havia temor a Deus (9). Sua mentira diante das autoridades está cheia de coragem. O propósito era a obra do Senhor. Essa não foi uma mentira maligna, e além do mais, Raabe recebera uma educação em meio a uma cultura pagã. Ser Auxiliar é ter coragem. O Senhor levanta Auxiliadoras.
2ª. Ser Auxiliar é ter objetivo – Raabe fez sua declaração de fé aos espias, a fama da ação de Yahweh já era grande naquela cidade, mesmo antes da chegada dos espias (10,11). Existia uma ação psicológica causando medo e terror em Jericó. Raabe defende a ação dos espias e deixa claro seu objetivo, Seu objetivo era certo: ela pede proteção pelos seus pais e pelos seus irmãos. Era uma forma de retribuição. Raabe não foi egoísta. Quando Raabe pediu pelos seus, o Senhor os conduziu com graça e amor. Os espias firmaram o juramento. Era vida por vida, e a quebra desse acordo significava morte. Ser Auxiliar é ter objetivo. O Senhor levanta Auxiliadoras.
3ª. Ser Auxiliar é ser fiel – Caso Raabe renunciasse a missão haveria quebra de juramento, o silêncio tinha que ser total. Tinha que existir fidelidade de ambas as partes. Os espias confiaram plenamente naquela mulher e na sua palavra. Ela demonstrara ser fiel. A fuga daqueles homens foi bem-sucedida. Passaram o Jordão e deram as notícias a Josué (23,24). Tudo cooperava para uma grande vitória sobre Jericó, a providência do Senhor mostrava-se favorável. Em meio aquela cidade pecadora existia uma mulher, uma auxiliadora fiel. Quarenta anos antes, dez espias fez com que o povo vagasse pelo deserto, agora o relatório era totalmente animador. Deus cumpre suas promessas (Js.1.5-9). O Senhor usa uma mulher, uma auxiliadora. Ser Auxiliadora é ser fiel. O Senhor levanta Auxiliadoras.
Conclusão: Raabe, como auxiliadora, mostrou coragem, objetivo e fé. Muitos creram que o Senhor estava à frente de tudo e que Ele faria sua presença ser respeitada em todas as épocas, isso faz parte do avanço do conhecimento, bem como é um passo fundamental da evolução espiritual. Devemos dar graças ao Senhor pelas Suas Auxiliadoras. Mulheres de fibra, mulheres especiais, mulheres de coragem, objetivo e fé. O Senhor levanta Auxiliadoras.
Que o Senhor permaneça abençoando as Suas Auxiliadoras.

Pr. Jadson Cunha 

Fonte: Trabalhador da Seara

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.