CONTENTAMENTO

“Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim.” Sl.131.1

O sentimento do contentamento corresponde ao ensinamento de Jesus de que devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça na certeza de que as demais coisas serão acrescentadas. Devemos praticar o contentamento.
Pedro ensina que Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça (1Pe.5.5). O livro dos provérbios está repleto de ensinamentos sobre o contentamento, como por exemplo: “Melhor é um bocado seco e tranqüilidade do que a casa farta de carnes e contendas.” (Pv.17.1).
O subtítulo de Salmo 131 é: Calma em Deus, ou seja, descanso no Senhor. Davi faz uma observação importante sobre sua pessoa em termos de que ele mesmo sendo rei de Israel não carrega no seu coração o sentimento de ambição e ganância. Davi diz que não é soberbo o seu coração e que não é altivo o seu olhar. Em outras palavras, vivo contente com o tenho!
Infelizmente a soberba tem sido a causa de muita ruína de muitas pessoas, conforme afirma o sábio Salomão: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” (Pv.16.18). Em contrapartida, a verdadeira humildade conduz à bênção: “O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida.” (Pv.22.4). Viver em contentamento é obedecer a ordem de Jesus Cristo: “não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou de beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.” (Mt.6.25). Paulo escrevendo aos filipenses, afirma: “Tanto sei estar humilhado com também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” (Fp.4.12,13).
Contentamento é o mesmo que satisfação, alegria. Paulo escreveu a Timóteo: “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem cousa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com nos vestir, estejamos contentes.” (1Tm.6.6-8)

Que tenhamos contentamento nos nossos corações.

Pr. Jadson Cunha

Fonte: Trabalhador da Seara

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.