DEUS AGE NOS DESAFIOS

1 Samuel 17:41-54

É muito comum nos sentirmos fracos diante dos grandes desafios que se levantam nas nossas vidas. Muitas vezes somos tomados pelo medo e costumamos desanimar e querer desistir. Somos impulsionados a recuar e assim dar lugar a insegurança e a incerteza da vitória.



Quanto maior os desafios, melhor para Deus.

Um dos relatos mais impressionantes do Antigo Testamento é a história de Davi e Golias. Pelo que entendemos no capítulo 17 de 1Samuel é que todos as manhãs os israelitas se alinhavam para enfrentar os filisteus e exatamente quando estavam prontos para a batalha, um guerreiro filisteu chamado Golias, vestido para combate, acompanhado do seu escudeiro, caminhava para o vale e desafiava qualquer um para uma luta pessoal. Neste ponto, todo o exército de Israel dava meia-volta e retornava para seu acampamento (1Sm.17:1-24). Esse acontecimento já estava virando uma rotina, quando o jovem Davi surge em cena. Aparentemente um fraco e jovem pastor de ovelhas, filho mais moço de Jessé, o belemita. Olhemos a história pela perspectiva divina para entendermos como Deus usa a adversidade em nossa vida.

1º. Por que Deus escolheu Davi? – Havia no local milhares de soldados israelitas, bem treinados, que seriam candidatos muito mais promissores. Deus não optou por enviar um soldado exatamente pela razão de ser Davi um escolhido de Deus (1Sm.16.1; 11-13). Em lugar de um soldado experiente, escolheu Deus um jovem pastor de ovelhas. Ele optou por alguém que visivelmente não tivesse a menos chance de sucesso. Alguém que dependesse completamente dele. Um instrumento através do qual ele pudesse demonstrar o seu grandioso poder, de tal forma que recebesse todo o crédito. Quando Davi matou o gigante Golias, não havia nenhuma dúvida em sua cabeça de mais ninguém. Quanto maior os desafios, melhor para Deus.

2º. A escolha de Deus – O fato é simplesmente o seguinte: Quanto maior os desafios, melhor para Deus. Nosso Pai celestial recebe muito maior atenção e, como conseqüência, maior glória quando age por meio de pessoas que o mundo considera fracas (1Co.1:27-29). Deus escolhe usar as cousas fracas do mundo. Ele não tem que fazer isso. Ele o faz por escolha. Quando usa o que é fraco, seu poder e majestade ficam muito mais evidentes. Uma das razões para que Deus permita a adversidade em nossa vida é para nos levar a confiar em sua força, e não na nossa. Ao fazermos isso, ele aperfeiçoa o seu poder em nós. Confiar em sue poder manifesta sua suficiência conosco e com todos que estão familiarizados com a nossa situação. A vitória de Davi foi uma fonte de regozijo e de estímulo para toda a nação de Israel. E assim ocorre quando Deus age através de um de seus filhos, independente da sua fraqueza individual. Quanto maior os desafios, melhor para Deus.

Conclusão: Paulo escreveu aos coríntios: “Por que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” (2Co.12.10). Esta é a natureza de toda adversidade. Ela nos rouba os recursos de que necessitamos para funcionar de maneira apropriada. É uma intrusa e uma ladra. Ainda assim, nas mãos de Deus, a adversidade transforma-se no meio através do qual o seu poder sobrenatural é demonstrado. A nossa maior fraqueza é a maior oportunidade para Deus. Assim como ele fez com Davi, Deus quer que aprendamos a viver na sua dependência para todas as coisas. Deus escolheu Davi para vencer o desafio do gigante filisteu, Deus nos escolhe para vencermos os desafios diários, grandes ou pequenos. Quando somos fracos, Ele é forte. Quanto maior os desafios, melhor para Deus.

Que o Senhor nos abençoe!


Pr. Jadson Cunha

Fonte: Trabalhador da Seara

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.