As duas portas e os dois caminhos

 
O provérbio popular diz: "Todos os caminhos levam a Deus”, mas há um provérbio muito superior, que diz: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Provérbios 14:12).

Percebeu que, no início deste provérbio, a palavra “caminho” está no singular, mas no fim da frase aparece no plural? Isto não é erro de concordância. O provérbio sagrado está mostrando que o dito popular deveria ser assim corrigido: “Todos os caminhos do homem levam à morte”. Isto porque os homens costumam julgar como certos os seus próprios “caminhos”, mas, na verdade, toda esta criatividade religiosa, que não veio da Palavra de Deus, ou está em contradição com ela, são caminhos que levam à morte.

Jesus alertou: “Entrai pela porta estreita. Porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela” (Mateus 7:13).

Os caminhos criados pela imaginação humana são frequentados pela maioria e levam diretamente a uma porta larga e convidativa, com neons coloridos, que acendem e apagam, cartazes chamativos e muitas pessoas que parecem felizes. A porta é muito atraente. Quem fica diante dela imagina que, lá dentro, há muita vida. Mas todos os que entram pela porta larga encontram a morte...

“E porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz à vida, poucos são os que a encontram” (Mateus 7:14). Nenhum atrativo há nesta pequena porta. Parece até tenebrosa.

Há nela a sombra de um monte que sugere uma caveira. Seus batentes são banhados de sangue. E, para passar por ela, por ser tão estreita, a pessoa tem de entrar ajoelhada. Poucos são os que se interessam em entrar por ela.

Mas todos os que se esforçam para entrar pela porta estreita, encontram a Vida! Cada pessoa é livre para escolher o que quiser. No entanto, se a pessoa deseja viver, tem de escolher a porta certa.

E para que uma escolha tão séria não ficasse dependente do discernimento de uns poucos iluminados, e para que ninguém corresse o risco de deduzir equivocadamente e escolher a porta errada, e até mesmo para que ninguém dissesse que era difícil escolher a porta certa diante de tantas opções religiosas, Jesus apontou para Si mesmo e disse: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, salvarse-á. Entrará e sairá, e achará pastagens” (João 10:9).

Há algo de sublime e inesgotável para se meditar sobre esta declaração de Jesus, vejamos:
 
Primeiro: EU SOU (YHVH) é o Santo Nome de Deus! (Êxodo 3:14)

Na Sua última noite de vida, Jesus ouviu o discípulo Felipe lhe pedir em nome de todos: “Senhor, mostra-nos o Pai”. E Jesus respondeu: “Há tanto tempo que estou convosco e ainda não me conheces? Quem me vê a mim, vê o Pai” (João 14:8-10).
Este é o mistério do Filho que é Pai, o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Como homem, Ele é o Filho de Deus, porque nasceu de mulher, mas, no Espírito, Ele é o próprio Deus: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30).
 
Segundo: ELE É A PORTA DE ENTRADA, QUE LIVRA DA MORTE

3.450 anos atrás, o povo escravizado no Egito só se livrou daquele estado de perdição quando entrou pela Porta do Cordeiro sem defeito e sem mancha, sacrificado à tarde, cujo sangue foi aspergido nos madeiros da porta de cada casa.

Salvos da morte e libertos da escravidão, saíram do Egito para os pastos da Terra Prometida, tendo o Bom Pastor à frente do rebanho para guiá-los. No Egito, estiveram presentes as figuras do “Cordeiro”, da “Porta” e do “Bom Pastor”, esta magnífica Trindade em um único SENHOR! (Êxodo 11 e 12:1-51).

Tudo aquilo apontava para Jesus, o Cordeiro de Deus, que foi sacrificado à tarde e o Seu sangue, puro, santo e imaculado, banhou o madeiro, “para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna” (João 3:16).
 
Terceiro: ELE É A PORTA DE SAÍDA

Os que entram através de Jesus se salvam e saem para desfrutar de verdadeira liberdade e fartura. Se você está sem saída, entre por Jesus! O Senhor nunca aprisiona ninguém. Pelo contrário: livra da morte, salva, dá perfeita liberdade e vida de verdade. Além de dizer “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, Ele também disse: “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:32-36).

O Novo Testamento está em concordância total com o Velho. E, no último capítulo do Novo, há uma declaração muito incisiva, que nos revela três coisas: “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade santa pelas portas” (Apocalipse 22:14).

É claro, que todas as religiões pretendem ser o caminho e a porta para levar o homem até lá. Mas qualquer religião que não passe pelo caminho estreito e pela porta com o sangue do cordeiro, por mais bem intencionada que seja, não poderá levar ao Pai. Isto porque, se o ser humano, pecador, tentar aproximar-se de Deus, SEM JESUS, a Santidade do Eterno consumirá o pecado que está no pecador e, consequentemente, o pecador também será consumido. Só o sangue santo de Jesus nos purifica de todo o pecado porque Ele é o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo” (João 1:29). POR ISSO, ANTES DE QUERER DEUS, VOCÊ PRECISA QUERER JESUS!

Na sequência, “Apokalupsis” – palavra grega que significa “revelação” – diz: “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os que se prostituem, os homicidas, os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”. Quem fez esta revelação? João? Não! Foi o próprio Jesus ressuscitado e glorificado.

E Ele ainda assinou embaixo: “Eu, JESUS, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas nas igrejas. EU SOU a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da manhã” (Ap 22:15-16).

Com a autoridade de quem é YHVH, Ele diz: “PORFIAI POR ENTRAR PELA PORTA ESTREITA. Porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lucas 13:23). “Porfiar” quer dizer: insistir, teimar, lutar, perseverar. Entrar pela porta estreita requer esforço e dedicação obstinada de cada pessoa.

Não basta reconhecer a sabedoria de Jesus, concordar com Ele, e até chamá-Lo de Mestre e Senhor. Não basta a pessoa ser religiosa com sinceridade, conhecer profundamente as Escrituras e até admirar Jesus. Para entrar no Reino de Deus, o ser humano, sábio ou ignorante, rico ou pobre, de qualquer raça, precisa recebê-Lo nas condições do primeiro mandamento. E reconhecê-Lo como a única Porta para a Salvação.

Jesus é a porta para a pessoa entrar no reino, mas a pessoa tem de ser a porta para o reino entrar nela. E isto, mais uma vez, é condicional: se alguém quiser o Reino tem de abrir a porta para o Rei: “Eis que estou à porta e bato; SE alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo” (Apocalipse 3:20).

A pessoa entra no Reino pela Fé e o Reino permanece na pessoa pela Obediência. E este Reino, tão grande e poderoso, cabe dentro do ser humano: “SE alguém me ama, guardará a minha palavra. E meu Pai o amará, e viremos a Ele, e faremos nEle morada” (João 14:23).

Por onde quer que a pessoa vá, o Reino vai dentro dela. É assim que a pessoa se transforma na Igreja que anda, no Templo Vivo do Espírito Santo! E esta “Igreja que anda” tem de porfiar no Caminho certo. Mas qual é este Caminho? Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. E ninguém VEM ao Pai a não ser por mim” (João 14:6).

(Quero fazer mais um comentário aqui: Se Deus e Jesus fossem pessoas diferentes, Jesus teria dito: “Ninguém “vai” ao Pai”. Mas Ele não disse “vai”, Ele disse “vem”. Este vem do Senhor Jesus é do verbo “vir” e não do verbo “ir”. Se você chama alguém para si, você diz “vem aqui” ou “vai ali”? É claro que você diz “vem aqui”. Entendeu, agora? Jesus disse: “Ninguém vem ao Pai a não ser por mim”. Quando você recebe Jesus, recebe o Pai na mesma hora. Porque Ele e o Pai são UM).

É interessante esta condicionalidade.Para o ser humano entrar Nele, o Senhor diz "se alguém entrar por mim, salvar-se-á...". E para Ele entrar no ser humano, diz "se alguém abrir a porta, Eu entrarei...".

Portanto, fica clara a não obrigatoriedade. Você só entra, e só deixa Ele entrar, SE quiser! Você quer? Faça um esforço contra toda a tradição, a doutrina e o pensamento religioso e entre pela porta estreita! É só querer!

Para Ele entrar em você, abra a sua boca e o seu coração, porque é por aí que Ele entra! A Palavra ensina: “SE, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo” (Romanos 10:9).

Em seguida, procure uma comunidade realmente cristã, que prega que Jesus e o Pai são UM; uma comunidade que não explora a fé e nem a ingenuidade das pessoas, onde não haja comércio nem mistificação da fé, e confirme a decisão que você tomou agora.

Procure saber quando será o próximo batismo e peça para ser batizado. Tome a Santa Ceia do Senhor e aguarde a volta de Jesus, que se dará com o arrebatamento dos salvos. (Leia: João 1:12, Mc 11:15-17, Mc 16:16, I Co 11:26, Mt 24:13-42, Jo 14:1-3, I Ts 4:16)

Se você quiser receber gratuitamente o livro Jesus – A Vida Completa, passe na Paz e Vida mais próxima de você, em horário de reunião, e peça o seu exemplar. Endereços  no site: www.pazevida.org.br

Você também pode receber grátis o livro em formato PDF, e Dicionário Teológico, no seu computador: envie um e-mail para jesus@pregadoresdotelhado.org.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e o arquivo completo será enviado para a sua caixa de entrada.

Um grande abraço e fique firme com Deus! (Mateus 24:13)

Juanribe Pagliarin

Teólogo, publicitário, advogado, fundador e presidente da Comunidade Cristã Paz e Vida e do Ministério Pregadores do Telhado.

Fonte: Exibir Gospel

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.