Namoro virtual é uma boa ideia?

 
Ainda existe preconceito, mas as ferramentas do século 21 estão disponíveis também para os cristãos buscarem relacionamentos.

Se você pensava que o namoro entre dois cristãos poderia acontecer somente em um acampamento de jovens, no culto de oração da igreja, em uma roda de conversa após o culto ou até mesmo por meio de uma profecia, os jovens de hoje tem mostrado que isso pode ser bem diferente.

O surgimento de sites de relacionamento exclusivos para o público cristão nos últimos tempos tem gerado diferentes perspectivas para aqueles que buscam um namoro ou casamento de acordo com a Palavra de Deus.

Pela quantidade de portais específicos para namoro evangélico e o número de cadastrados, pode-se dizer que há muita gente disposta a encontrar um amor pela internet. O site Fidelitate, por exemplo, divulga em sua página principal que possui uma média de 200 novos usuários se cadastrando a cada dia, ou seja, 6 mil em um mês, o que representa um número bastante expressivo de pessoas interessados neste tipo de serviço.

É tamanha a demanda que já há uma série de portais específicos para unir os evangélicos (veja quadro), sem contar os tradicionais sites de encontros e relacionamentos seculares que, para atender a estes grupos, têm salas de bate-papo específicas, de acordo com a religião e até mesmo com a denominação à qual o internauta pertence.

No entanto, apesar da grande adesão e das histórias bem-sucedidas, com pessoas encontrando a sua “cara-metade”, existem os casos de golpes e até de violência e isso alimenta um tabu que ainda existe entre muitos cristãos – jovens ou mais maduros: “É lícito buscar um relacionamento pelas redes sociais? Isso é aceitável diante de Deus? Isso seria motivo de bênção ou não? É pecado?” Dentre muitas outras questões, nem sempre respondidas a contento.

Aprovação

Marcio Meira, reverendo da igreja Anglicana Comunhão, que desenvolve trabalho com jovens, acredita que os sites e redes sociais são uma forte ferramenta na missão de unir pessoas.

“Eu só vejo vantagens, essa mocidade tem de estar preparada para as oportunidades que este século oferece. Já fiz vários casamentos de pessoas que se conheceram pela internet. Existem aspectos negativos em conhecer alguém virtualmente, sim, mas também são muitas as frustrações para aqueles que começaram da maneira tradicional”, cita.

Ao mesmo tempo, é necessário procurar, pois em todas as áreas da nossa vida existe a parte que cabe a Deus e a que cabe a nós, complementa Meira. Não somente em sites de relacionamento, mesmo que cristãos, mas em oração, segundo os critérios contidos na Palavra de Deus. “É preciso colocar a fé em prática e não esquecer que antes de tudo é Deus quem opera o milagre na vida da pessoa”, aconselha.

Buscar relacionamentos pela internet não é pecado, explica Luiz Fernando Alves, pastor de jovens da Igreja Presbiteriana da Graça de Mogi das Cruzes. “Somos seres preparados por Deus para nos relacionarmos com outras pessoas, mas os jovens devem ter bom senso nesta busca e a igreja deve estar preparada para orientar seus jovens, tanto quanto ao uso da tecnologia quanto à pressão – muitas vezes natural dentro da igreja – para que ele se case, constitua família e tenha filhos, pois isso pode levá-lo a escolhas erradas”, diz.

Alves ensina que o jovem deve ser ainda mais cauteloso no mundo virtual, buscando mais informações das pessoas que chamam a sua atenção: de onde vem, quem é a sua família, o que faz etc.

Sites buscam aproximar pessoas com perfis semelhantes

As vantagens e facilidades dos portais específicos estão na linguagem e nas ferramentas de navegação personalizadas. A diferença já começa no cadastro. Na hora de preencher o perfil, os usuários encontram opções compatíveis com as que procuram. Alternativas fora dos padrões cristãos, como ‘Relacionamento casual’, não existem na lista.

A exemplo do site ‘Divino Amor’, além das opções personalizadas no perfil, o usuário pode especificar a qual denominação evangélica pertence. São oferecidas as 30 opções mais seguidas no Brasil para que o cadastrado eleja essas denominações como um filtro de busca no site.

Para quem ainda duvida da eficácia do cupido virtual vale dar uma conferida nos depoimentos de irmãos que se conheceram pela internet e subiram ao altar. Existem vários relatos empolgantes com fotos e histórias de final feliz.

Alguns sites seculares também oferecem opção para quem não abre mão de encontrar uma pessoa que professe a mesma fé. O eHarmony, por exemplo, coloca à disposição um amplo questionário para levantar o perfil da pessoa e buscar os cadastrados que atendam ou se aproximem muito desse perfil. Entre as perguntas está justamente a denominação à qual pertence e o quanto é importante que a outra pessoa siga a mesma fé.

Um presente divino

O casal de empresários José Carlos Rosa de Siqueira Junior (26) e Débora Palumo de Siqueira (26), casados há três anos, se conheceram pelo Orkut em 2009. “Nós dois havíamos saído de casamentos anteriores. Eu até tentei curtir a vida, mas, como tinha um filho e seguia os caminhos do Senhor, o Espírito Santo me cobrava santidade e então decidi fazer uma pesquisa em comunidades cristãs”, revelou.

Após um mês de conversas pelo MSN, o casal resolveu se encontrar e veio a certeza de que aquilo era realmente um propósito de Deus. “Mesmo sendo maiores de idade, pedi permissão aos pais dela para começarmos a namorar. Em alguns cultos que frequentamos juntos, recebemos recados da parte de Deus de que nossas vidas iriam mudar e que Ele estava colocando um ‘presente de Deus’ em nossas vidas e o engraçado é que, antes mesmo disso, nós já nos chamávamos assim”, relembra. 

O casamento foi realizado em 15 de janeiro de 2010 e, no mesmo ano, Débora engravidou. “O meu filho Gabriel pediu uma irmãzinha e então decidimos tentar e foi batata!”, conta. Como fruto do relacionamento, no ano seguinte, nasceu Vitória.

Deus no controle de tudo

Com o casal Rogério (32) e Dayane (26) Silva não foi diferente. Eles se conheceram em 2010, enquanto Dayane navegava pelo Orkut em busca de novas amizades e entrou para a comunidade
“Negros Evangélicos”.

"Eu adicionei esta comunidade por curiosidade e um dia estava mexendo, vendo os membros e adicionei o Rogério que era de São Bernardo do Campo. No outro dia ele aceitou e me chamou para conversar no MSN, até aí tudo bem para mim, até o momento em que ele disse que queria vir à minha cidade (Mogi das Cruzes) me conhecer, após uma semana de conversa, porém eu não queria porque primeiramente eu tinha um certo receio por ter conhecido ele pela internet", relatou.

Ao consultar as amigas, Dayane ouviu palavras positivas, de aprovação, e recebeu a orientação de encontrar Rogério em um local público, por questão de segurança.

"Nos vimos pela primeira vez no dia 9 de julho de 2010, conversamos e nasceu uma grande amizade. Fomos nos conhecendo melhor e, depois de um tempo, começamos a orar para ver qual seria o propósito de Deus. Logo após isso, começamos a namorar. Hoje, estamos casados e vemos que Deus estava no controle de tudo desde o início", conta.  

Elas são em maior número

Que elas são maioria, todos nós sabemos e os dados confirmam. Por causa da maior expectativa de vida feminina e por estarem menos expostas à violência urbana, o Brasil tem hoje 100,5 milhões de mulheres contra 94,7 milhões de homens, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O sexo feminino não apenas é mais expressivo, são 5,8 milhões de mulheres a mais, como se concentra nas faixas etárias mais avançadas. É o que revela a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), realizada pelo IBGE e divulgada em 2012.

Comparado aos dados de 2000, a população feminina cresceu 14%, havia 86,2 milhões de mulheres no País há 12 anos. Em relação a 2009, o aumento foi de 2%. Ainda de acordo com o levantamento, os homens são mais numerosos até os 19 anos, mas a partir dos 20 anos a relação se inverte gradualmente.

Eles dominam na internet

Desde 2005, o acesso à internet pelo público feminino vem aumentando aceleradamente e, em várias faixas etárias, elas já superam o sexo masculino. Mas, ainda assim, de acordo com dados divulgados no mês de maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE) o número total de internautas do sexo masculino ainda supera o número de internautas do sexo feminino, na proporção de 46,9% para 46,1%, respectivamente.

O levantamento revela, ainda, que, até os 39 anos de idade, as mulheres acessam mais a internet do que os homens. A partir dos 40 anos, porém, são eles que dominam, ou seja, o porcentual de internautas do sexo masculino supera o de internautas mulheres. 

Fique de olho na segurança

Mas em se tratando de Internet, toda e qualquer informação deve ser avaliada com atenção. Achar namorado (a) ou esposo (a) sem sair de casa, sentado em sua cadeira em frente ao computador, requer atenção redobrada. O especialista em segurança da internet Oracio Kuradomi ensina o internauta a fazer uma busca de maneira segura.

Kuradomi alerta para que o internauta fique atento para alguns aspectos importantes quando estiver conhecendo pessoas em um site de namoro, seja ele cristão ou não, pois os golpistas ou mentirosos podem estar em qualquer lugar, afinal eles estão protegidos atrás do monitor e podem manipular as pessoas, se estas não estiverem atentas e preparadas.

Se você ainda não está bem seguro sobre a identidade do parceiro, o especialista diz para não revelar ao outro informações muito íntimas ou de interesse econômico.

Para se certificar de que a pessoa é quem diz ser, procure ver o seu nome em listas telefônicas, o nome e localização da empresa em que ela diz trabalhar e confirmar algumas informações que ela ofereceu.

“O primeiro encontro também deve ser cercado de cuidado e, apesar de alguns passos serem de praxe, eles não devem ser ignorados. Marque o encontro em um local público, como um shopping Center ou restaurantes; não aceite e nem dê carona”, reforça Kuradomi.
Ele acrescenta, ainda, que o tempo de duração deste primeiro contato deve ser pequeno e combinado com antecedência com a outra parte. Outro passo importante é deixar algum conhecido avisado sobre o encontro, onde vai ocorrer e com quem.

Repassando

- Não dê informações muito íntimas ou de caráter financeiro

- Busque dados sobre a pessoa em listas telefônicas, internet e na empresa na qual ela diz trabalhar

- O primeiro encontro deve ser em local público e durante o dia

- No primeiro encontro não aceite e nem dê carona

- O primeiro encontro não deve ser muito longo

- Deixe alguém avisado sobre o encontro

Fonte: Exibir Gospel

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.