Descanse, o Bom Pastor te Ama

O Salmo 23 é um convite a viver em comunhão e na dependência do senhor, é um Salmo de confiança e certeza naquele que é verdadeiramente o Bom Pastor. Ao analisarmos este belíssimo texto escrito por Davi, somos desafiados a colocar o que somos, o que planejamos e que vivemos nas mãos do Senhor.

O Salmo é enfático ao nos dizer que ao termo Deus como o nosso Pastor nada nos faltará, “nada me Faltará...”, esta é uma afirmação bastante clara de Davi quando se refere à pessoa de Deus. O sentido é que embora que algo venha a nos faltar, de nada sentiremos falta. Tendo o Senhor como o nosso pastor, o nosso centro e estrutura de apoio, as coisas podem até vir a faltar, mas não sentiremos falta delas ao ponto de perdermos o equilíbrio emocional ou o rumo da nossa própria vida.

O Senhor é sem dúvida aquele que nos leva ao descanso e nos oferece a água tranquilas e não águas turvas. Você já experimentou descansar no Senhor? É lamentável saber que muitos estão se entregando as ansiedades, se deixando arrastar pelas ondas agitadas do desespero, mergulhando nas depressões da alma e sobrevivendo em uma paz superficial com medicamentos ansiolíticos, fazendo uso dos antedepressivos para “acalmar a cabeça” e fingirem ser felizes. Analise os verbos do texto “faz-me repousar...”; “Leva-me ao descanso”; “Refrigera-me a alma...”; “Guia-me...”. Veja que essa paz tão almejada vem de Deus e não se pode comprar em lugar algum. Amado irmão, tente descansar na provisão do Bom Pastor, não se trata de agir com demência estando diante dos conflitos da vida, mas de confiar em Deus e entregar a Ele os seus cuidados. Só o Bom Pastor pode nos garantir a segurança que precisamos e a tranquilidade que redundará em paz.

É preciso confiar no Senhor, pois, mesmo nos vales da sombra da morte estaremos acompanhados. A sua vara que é a sua Palavra nos consola todos os dias. E o Seu doce Espírito é o bálsamo que unge a nossa cabeça e trás o refrigério que o nosso espírito precisa. O Bom Pastor nos ungirá bem na frente daqueles que um dia aprisionaram a nossa alma nas profundezas da incredulidade e da infelicidade, para que a nossa alegria seja completa.

Que Deus nos ajude a confiar no seu amor e na sua provisão.


Pr. Gerson Filho - Igreja Bíblica Mundial

 

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.