Deus Está à Frente Das Nossas Batalhas

Êxodo 14.1-31
Quando somos surpreendidos pelas batalhas da vida muitas vezes ficamos temerosos pelo que poderá acontecer. Nos sentimos perplexos e sem atitude. Chegamos a pensar: Será se vou sair dessa? Por que Deus permite tal situação? O que devo fazer? Orar é suficiente?
Pelo menos de um fato temos certeza: Nada escapa aos olhos do Senhor (Sl.121.3,4; Pv.15.3).

Tema: Deus está à frente dos nossos passos. Quando Deus libertou a nação de Israel do cativeiro egípcio por meio do seu servo Moisés, ele também havia programado a direção que o povo tomaria. Tudo estava diante dele: Dia de chegada, período de sofrimento e dia de saída. Além disso, a vitória e estabelecimento na terra prometida. Todos, inclusive Moisés, acreditavam que seria uma caminhada tranqüila e abençoada, todavia, o Senhor endureceu o coração de Faraó mais uma vez para que todo o povo, tanto de Israel como do Egito, o glorificasse. O Senhor venceu a batalha e o povo escolhido seguiu a caminho da grande bênção.
Vejamos quais as lições podemos tirar do texto lido:
1ª. Deus está à frente do caminho a seguir (vs.1-4) – Quando tudo parecia que estava encaixado, tudo estava resolvido, tudo estava caminhando conforme a graça do Senhor, algo estava faltando e ninguém havia percebido nem Moisés nem a multidão dos hebreus. O caminho já estava presente e definido, mas as perseguições não. A determinação do Senhor em fazer o povo voltar atrás e acampar em Pi-Hairote, nas terras vizinhas de Faraó, serviu como um convite à perseguição fatal. A perseguição de Faraó ao povo hebreu acontece sob a orientação soberana de Deus. Como poderiam entender essa nova decisão? Deus estava à frente do caminho. “Então, respondeu Jó ao Senhor: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” (Jó 42.2).
2ª. Deus está à frente do medo e da insegurança (vs.10-14) – Quando a situação denotava medo e insegurança a posição do povo hebreu foi de desespero e muita angústia. Surgiram as queixas que acompanharia a liderança de Deus por todo o êxodo. O momento era dramático. Mas, é justamente no ponto crucial do livramento de Israel, que eles tinham que ver que o livramento deles era inteiramente uma obra divina. O Senhor ao julgar o Egito, ao endurecer o coração de Faraó, ao levar Israel até esse impasse desesperador, encurralados entre o mar e os carros de guerra dos furiosos egípcios, Ele mesmo preparou o cenário para Sua ação renovadora e restauradora. O poeta cristão canta: “A fé só abre os mares quando o momento chegar. A fé se manifesta quando o limite da força acabar. A fé tem seus segredos, não se revela ao que tem medo, mas ao que luta até o momento da fé chegar!” – A palavra de Moisés foi: “Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará” (13). Deus estava à frente do medo e da insegurança.
3ª. Deus está à frente das decisões (vs.15-22) – Quando foi necessário tomar uma decisão, lemos nas Escrituras que Moisés clamou a Deus. Algo tinha que ser feito e o principal recurso de Moisés naquele momento era a oração. Talvez o povo tenha ficado atônito sobre a atitude do seu líder. Mas aquela era a principal, a melhor e a mais sábia atitude a ser tomada. Diz o Senhor Jesus: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça” (Mt.6.33), o salmista afirma: “Esperei confiantemente no Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” (Sl.40.1,2). A pergunta e a ordem do Senhor podem parecer estranhas: Marchar? Marchar pra onde Senhor? – Vede o que tens na mão Moisés, usa tua fé! Segue em frente varão! Não se intimide diante do tamanho do mar, estende a tua mão e divide-o, tome a decisão! Siga em frente! - “Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor, fez o povo caminhar por meio dele em terra seca” – Deus está à frente das decisões.
Conclusão: Sempre existiu e sempre existirão as batalhas na vida cristã. Elas podem se apresentar de várias maneiras. Podem ser breves ou extensas, físicas ou espirituais, psicológicas ou verdadeiras. Assim como foi com o povo hebreu que quando parecia que tudo estava resolvido, Deus mostrou que era necessário concluir aquilo que havia iniciado. Devemos guardar as lições retiradas do texto referente ao livramento concedido a grande nação de Israel. Devemos lembrar sempre que Deus está à frente dos nossos passos. Ele está à frente do caminho a seguir, à frente do medo e da insegurança, à frente das decisões. A ordem é para marchar e seguir em frente. Deus está à frente das nossas batalhas.
Que o Senhor nos abençoe! 


Pr. Jadson Cunha

Trabalhador da Seara     

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.