O Amor é o vinculo da perfeição

Lendo Colossenses 3:11 a 14, descobri algumas grandes ideais que dominaram os pensamentos do apóstolo e com certeza também o meu, e Ele o expôs com clareza, com veemência, com insistentes afirmações.

O amor, diz ele, é o vinculo da perfeição. Na sua Epistola ao corintios, também escreve um verdadeiro poema de incomparável beleza para exalçar a sobre excelência da virtude do amor. Aí ele a coloca no pedestal de honra, quando diz: “agora permanecem estas três, a fé, a esperança e o amor, mais a maior delas é o amor”.

Escrevendo à Igreja de Colossos, afirma que o amor é o elo, é vinculo da perfeição. Mas uma vez coloca esta virtude cristã em lugar de primazia como sendo a coroação de todas as virtudes. Que é que esta querendo dizer o apostolo quando afirma que o amor é o vinculo ou o elo da perfeição?

Esta dizendo que o amor unifica e envolve todos os elementos da vida cristã e lhes aperfeiçoam as qualidades. O que vale dizer quer todas as expressões do caráter, que não sejam envolvidas num sentimento de amor, são incompletas e dispersivas.

Podemos afirmar que a justiça sem amor pode se tornar desumana; o conhecimento sem amor pode se torna altivo e petulante; a caridade sem amor é fria, sem ternura, sem simpatia humana; a fé sem amor pode se torna fanática e insolente; a coragem sem amor pode se tornar agressiva e temerária.

é o amor que aperfeiçoa o dom e as ofensas. É o amor que dignifica o serviço que prestamos. É o amor que sublima as relações que mantemos. É o amor que infunde em nossa igreja e em nossa vida cristã a ternura, a misericórdia, a compaixão, a sinceridade.

Em petição a Deus podemos dizer: Dá-nos, Senhor, a capacidade de ter mais e mais de ti mesmo, que és a essência e única fonte do amor e poder ainda, Senhor Deus, ensina-nos a arte de fazer tudo com amor e zelo, de modo servi-Te com inteireza de coração e fé.



                                              
Pr. Jose Filho
                                         
Pastor presidente da CEMADEPI (Convenção Evengélica de Ministros das  Assembleias de Deus do Piauí), dirigente da Igreja Assembleia de Deus no Dirceu Dois, Teólogo e Psicólogo.




Fonte: Portal Fiel


Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.