Oséias 6:1-3: “Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias, nos revigorará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante dele. Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.”Às vezes ficamos assustados com certos métodos de ensino. Mas há métodos que se fazem necessários para que haja uma boa aprendizagem.
Deus, por exemplo, não usa meios-termos. Ele fere, nos despedaça e faz-nos voltar à estaca zero. Na verdade, o Senhor nos arrasa, mas o seu método é eficiente (método é um caminho que se usa para alcançar um fim). E o Senhor cumpre o propósito que determinou. Os caminhos do Senhor são perfeitos e Ele controla o processo de nossa formação do princípio ao fim.
Três lições observamos no texto:
1ª. Deus sabe o que faz – Ele é o único que sabe perfeitamente o que faz, como faz e porque faz. Sua obra jamais ficará incompleta.
2ª. Deus deixa claro seu objetivo – Sua ação pode parecer um enigma, mas Ele nunca age de forma duvidosa, obscura ou sem sentido. Ele cumpre Sua vontade. Os seus juízos serão como a luz.
3ª. Deus usa métodos suaves – Os seus métodos são suaves (Mt.11:28-30). Aos nossos olhos parece pesado o fardo de Deus. Seus atos são benéficos às nossas vidas.
Devemos nos voltar para Deus e buscarmos o entendimento dos seus métodos de ensino. São métodos necessários para o aprendizado das nossas vidas assim como foi para o povo de Israel. Deus sabe o que faz; Deus deixa claro seu objetivo; Deus usa métodos suaves.
Que o Senhor nos abençoe!
Pr. Jadson Cunha
Fonte: Trabalhador da Seara