VITÓRIA EM TEMPO DE CRISE


O que fazer quando existem campos improdutivos no nosso viver? Quando as desilusões e frustrações da vida comparam-se às figueiras sem flores e videiras sem frutos? Quando o nosso existir vai deixando de existir? Quando a nossa vida vai ficando sem brilho, sem calor, sem sentido, sem alegria? Diante deste panorama será que existi uma porta de emergência? Sim. Em Habacuque 3:17-19 vemos que podemos vencer as frustrações, desânimos, tristezas e derrotas do nosso existir. Vejamos como:

Alegrar-se No Senhor Ao Invés de Entristecer-se –todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.” (v.18). Apesar de todos os sintomas da crise ser reais, como a ausência de colheita e os rebanhos ser raros, o profeta se alegra no Deus da sua salvação. Devemos nos alegrar no Deus da nossa salvação e a tristeza que gera derrota será banida para sempre.
Fortalecer-se No Senhor O Senhor Deus é a minha Fortaleza,...” (v.19). Muitos diante das crises se enfraquecem, fogem da luta e perdem o interesse pela vida. A receita do profeta é buscar força em Deus. Irmão faça do Senhor a sua força.
Ter os Pés Ligeiros Como os da Corça – “... e faz os meus pés como os da corça,...” (v.19b). As crises da vida tendem a nos levar a um estado de apatia e ficamos completamente sem iniciativa para tentarmos reverter à situação do momento. Como servos de Deus devemos ir de fé em fé, transpondo barreiras, saltando muralhas, vencendo o desanimo e alcançando o premio da vitória. Com os pés ligeiros como os da corça (fêmea do veado), pela graça de Deus, seremos capazes de superar todos os obstáculos e chegarmos ao pódio da vitória.
Levantar-se do Vale da Depressão e Caminhar Nas Alturas – “... e me faz andar altaneiramente” (v.19c). Caminhar nas alturas nos faz deixar o vale sombrio da depressão e nos faz subir a montanha da vitória em busca do horizonte perdido da esperança. Caminhar nas alturas é fazer como a águia, que busca as altas massas de ar quente para ali plainar acima dos ventos e tempestades que vêem para abatê-la.
Seja qual for a sua crise, em Deus você pode ter vitória sobre ela. Nosso Salvador Jesus, trilhou caminhos difíceis, sofrendo para nos dar a salvação. Ele foi vitorioso. E em Cristo somos mais que vencedores.

Rev. Célio Miguel da Silva
Fonte: Quarta IPB Garanhuns


Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.