COMO VENCER A ANSIEDADE


A ansiedade segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) é uma doença. A ansiedade é a preocupação excessiva por coisas que poderão acontecer ou não num futuro próximo causando intranqüilidade. Em Mateus 6:25-34, visualizamos Seis Princípios Para Vencer a Ansiedade, vejamos:

Observação – “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida... Observai as aves do céu:...” (v.25-26a). Precisamos sair do eixo do nosso sofrimento, pois a tendência é de focarmos a nossa dor. Quando fazemos isso, prejudicamos aqueles que estão ao nosso redor, esquecendo de lhes dar atenção, gente que conta conosco. Deus nos abençoa para abençoarmos o próximo, nos consola para consolarmos. Queremos ser benção por meio dos problemas ou afundarmos em nossos problemas?

Providência – “... não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta...” (v. 26b). O Senhor é quem sustenta a nossa vida, estamos em suas mãos. Quando deixamos de pensar em nossos problemas, e, começamos a pensar no grande amor de Deus, e nos seus poderosos feitos em nossas vidas, então veremos o quanto Ele tem nos sustentado e nos fortalecido a cada amanhecer.

Primazia – “... Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?” (v.26c). Creia nós somos valiosos para o Senhor, mesmo que todos digam ao contrário. Nós somos o diferencial da criação. Deus criou o homem, e viu que era muito bom (Gn. 1:31). Somos o melhor de Deus.

Confiança – “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?” (v. 31). O Senhor sabe e já está providenciando o nosso amanhã. Temos que confiar na providencia do Senhor, pois Ele sabe o que é melhor para nós. Correm ansiosos os que não confiam no Senhor.

Prioridade – “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (v. 33). Qual é a coisa mais importante na prática de nossa vida? O tempo que temos dedicado a Deus é realmente o que Ele merece?. Não podemos tirar o foco do Senhor, Ele nos tem dado o seu amor, atenção e sustento. Ele deve ser o centro de nossa vida.

Paciência – “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” (v. 34). Deus conhece o nosso ser e as nossas dificuldades, precisamos acreditar e aprender a esperar. A nossa dificuldade é confiar desconfiando. Temos que vencer a incredulidade. Deus nos ajuda a sermos pacientes, pois o Deus que está provendo hoje é o mesmo que abençoará o nosso amanhã. Ele nunca faltou com a sua criação.
Portanto, seguindo estes princípios de vida que a palavra de Deus nos orienta, viveremos apesar dos problemas, dias mais felizes (Hb. 3:17-19).

Pastor Bruno - RJ

Fonte: Quarta IPB de Garanhuns

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.