O PÃO NOSSO


Amados, na oração dominical, Jesus nos dá uma estrutura de oração: A primeira parte trata dos interesses do Reino de Deus, o alvo é a transformação do Homem. A segunda parte, trata das necessidades materiais do Homem, o alvo é o suprimento dessas necessidades. Em Mateus 6:11 lemos: “o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;”. O que Jesus quer nos ensinar com esta parte da oração dominical? Vejamos:


O Pão é Material - Alguns interpretam que se trata do pão espiritual, que pode ser a Palavra de Deus ou a Santa Ceia. Mas, a interpretação mais aceita, é que se trata do pão material, ou seja, tudo aquilo que precisamos para a nossa manutenção física. 

O Pão é um Símbolo - O Pão tem a ver com todas as coisas necessárias para a preservação da nossa vida, ou seja, alimento, saúde do corpo, remédios, bom tempo, casa própria, família (cônjuge e filhos), transporte, educação, bom governo, paz, lazer, descanso, etc.

O Pão é o Essencial - Jesus não está estimulando o luxo, o desperdício ou o consumismo. Jesus não era um pregador da teologia da prosperidade. Em I Tm. 6:8 lemos: “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.”. Deus não promete luxo, riquezas, mas o essencial.

O Pão é Para Ser Pedido – Devemos orar pedindo pelas nossas necessidades materiais, lembrando que isso, não exclui o trabalho: “No suor do rosto comerás o teu pão...” (Gn. 3:19); Nem tampouco exclui a ação social: “Porque tive fome, e me destes de comer...” (Mt. 25:35); Muito menos o próximo: “Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação...” (Rm. 15:12). Amém.

Rev. Edson Dantas

Fonte: Quarta IPB de Garanhuns







































































































































































Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.