A TENTAÇÃO E O PECADO

O ser humano decaído da sua natureza original como consequência do pecado, ficou e ainda está sob o poder do pecado. Quando, porém, ele é regenerado pelo poder de Deus, pelo Espírito Santo, uma nova natureza lhe é dada (II Co. 5:17). Deus lhe concede nova vida, coração de carne e não de pedra, mente apta para entender os assuntos espirituais e liberdade do poder e condenação do pecado.
Contudo, o filho de Deus não está livre da influência do pecado. Há nele um “velho homem” que tem prazer no pecado. Isso significa que a tentação procede de nossos próprios desejos (Tiago 1:14). O reino de trevas, controlado por Satanás e seus anjos, se encarrega de promover o sistema que desperta a tentação de diversas maneiras.
Ninguém pode evitar a tentação, o próprio Jesus foi tentado, porém, sem pecado. De imediato descobrimos que tentação não é sinônimo de pecado. Não há como evitarmos, a tentação está em nós como desejo, mas cabe a nós controlá-lo e dominá-lo. O ensino de Cristo “não nos deixe cair em tentação”(Mt.6:13). O nosso livramento, ajuda e escape da prática do pecado vem de Deus, e mais, Ele não permite que sejamos tentados além de nossas forças (I Co.10:13). Em Cristo, o pecado já não reina em nós, pois uma semente divina foi plantada e germinou dando-nos liberdade para dizer NÃO ao mal (I Jo.3:1-8). Jesus nos diz para orar visando não cair em tentação (Mt.26:41). À oração Jesus acrescenta vigiar. . Não facilite as coisas para mal. O ideal é não pecar (I Jo.2:1), mas se você pecar, não se afogue no lamaçal da culpa, clame pelo sangue do cordeiro”(I Jo.1:7).
Não podemos evitar com que os pássaros voem por cima de nossas cabeças, mas podemos impedir que façam ninhos em nossas cabeças.
Vença a tentação no poder do Espírito Santo

Pr. Gerson Filho

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.