JESUS ESTÁ SEMPRE NO NOSSO CAMINHO

Lucas 24:16 – Impedidos de reconhecer o Salvador.
O momento que representa a ressurreição de Jesus está direcionado diretamente ao coração humano. O homem sofre o grande mal da cegueira espiritual sobre tudo que representa a graça de Deus. Na verdade ele está destituído do que representa o plano salvador da sua alma. Por muito pouco o homem esquece-se da presença do seu criador, e muitas vezes seu coração fica tomado pelos últimos acontecimentos que o faz caminhar para bem distante da realidade que é Cristo.
Jesus está sempre presente no nosso caminho.
O momento era de grande tristeza. Todos que conheceram e caminharam com Jesus agora se encontravam atônitos. A pena imposta pelos romanos sobre o Mestre fora algo aterrorizador. A humilhação e a crucificação levaram muitos ao desânimo e a incerteza: O que faremos agora? Como acreditar nas suas promessas? Poderá Ele retornar da morte?
O texto mostra o inicio de uma caminhada acompanhada de um diálogo. De certa forma os homens bastante entristecidos caminhavam em direção de uma cidade chamada Emaús, aproximadamente a 10 km de Jerusalém, ambos com a auto-estima baixa, o coração abatido em busca de respostas, fato muito comum ainda nos nossos dias, principalmente quando se trata de Jesus Cristo ressurreto. Todavia o mais agravante no coração do homem é a falta de fé, e a falta de fé afasta o homem do caminhar com Deus. Dois fatos nos chamam a atenção no texto lido:
1º. A Falta de Fé (vs.13-17) – O mundo afirma que todo caminha leva a Deus, o que é uma grande mentira do pai da mentira. Quando perdemos as esperanças sobre aquilo que gostaríamos que fosse concretizado, começamos a desanimar e fraquejar diante dos desafios que surgem. Jesus havia afirmado: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa do meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.” (Jo.14:1-3) – Somos incrédulos quando não confiamos nas palavras de Jesus. Somos incrédulos quando nos afastamos das coisas do Reino de Deus e nos empenhamos nas coisas do reino terreno. Somos incrédulos quando tentamos fugir da realidade de que Jesus está sempre no nosso caminho. Houve um misterioso estrangeiro que se uniu aqueles homens no caminho. Sua intenção era única: mudar completamente o curso de seus pensamentos – da incredulidade à fé. Jesus está sempre presente no nosso caminho.
2º. A Falta de Entendimento (vs.18-27) – O homem costuma se assegurar de que sabe de todas as coisas e vive se esmerando em cada vez mais se dedicar aos estudos e ao conhecimento egoísta e vaidoso. Falta de fé e falta de entendimento freqüentemente caminhão juntos. Quão repetidas vezes nossa ignorância é proveniente de nossa descrença! Aquele momento necessitava de esclarecimento, e Jesus faz um breve esboço do que havia sido profetizado sobre sua morte e ressurreição, “começando por Moisés, discorrendo por dos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.” (v.27). Necessitamos constantemente recorrer às Escrituras Sagradas para abrirmos nosso entendimento. Jesus mostra que nas Escrituras estão as respostas para a ignorância humana sobre Sua pessoa. Jesus está sempre presente no nosso caminho.
Conclusão: Observemos como o Senhor Jesus se deixa constranger pelos que dele necessitam. O texto diz: “E entrou para ficar com eles.” (v.29). Que nós também possamos ter esta experiência! Em particular, quando estamos desanimados e as circunstâncias têm tomado um rumo diferente daquele que esperávamos, aprendamos em Sua presença a aceitar as coisas com elas são. A “consolação das Escrituras” fará então que os nossos pensamentos sejam dirigidos pelos Salvador vivo e o resultado é que os nossos corações arderão dentro de nós. Porque: Jesus está sempre presente no nosso caminho.
Que o Senhor nos abençoe!

Pr. Jadson Cunha

Fonte: Trabalhador da Seara

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.