DEUS TEM PENSAMENTOS DE PAZ PARA O SEU POVO

Jr. 29:10-14
Muitas vezes queremos que as coisas sejam conforme nossa vontade. Que tudo aconteça segundo nossos planos, segundo nosso bem querer. Todavia, Deus, que sempre está no comando de tudo, é quem tem a resposta final (Pv.16:1, 9).
O Senhor ama seu povo.
Jeremias profetizou durante o reinado dos últimos reis de Judá: Josias, Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias. O reino de Judá terminou no exílio da maior parte de seu povo para a Babilônia, especialmente como resultado de duas invasões pelo rei Nabucodonosor.
O profeta Jeremias também era sacerdote, originário de Anatote (1:1), tornou-se solitário devido sua mensagem impopular. Foi proibido por Deus de casar (16:2). Falou em oposição às autoridades da nação e a todas as classes devido ao crescimento do pecado. Quando Jerusalém caiu, o próprio rei Nabucodonosor deu ordens para cuidarem dele, cuja fama havia se espalhado até o centro do império persa.
O Senhor ama seu povo
1º O Senhor é justo (v.10) – A mensagem de Jeremias incomodava pelo fato de que afirmava existir um projeto de Deus de punição sobre seu povo rebelde. Nada poderia mudar esse projeto. Era necessário que aquele povo obstinado passasse pelo período de privação para aprender que o Senhor é um Deus justo. Para muitos tal justiça é incoerente e inconsequente. Todo homem tem grande dificuldade em aceitar a justiça de Deus. “Se Deus é amor por que então pune seu próprio povo?” – Este é o dilema do ser humano pecador.
2º O Senhor é bom (v.11) – Como podemos ver a bondade de Deus em meio as tribulações da vida? A bondade de Deus vai muito além dos nossos padrões humanos sobre bondade. O profeta fala que Deus estará cumprindo seus desígnios por meio de ação bondosa: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito”, o Senhor é bom em todas as suas decisões mesmo que sejam esquisitas ao nosso limitado entendimento. Seu pensamentos são bons e são de paz, o mal pertence ao maligno. O homem nunca pensa no fim, pensa no momento, e muitas vezes perde o alvo do que é bom para sua vida.
3º O Senhor é presente (vs.12-14) – Sempre existiu no coração humano um vazio do tamanho de Deus. Todos nós necessitamos de respostas às nossas dúvidas e incertezas, principalmente em se tratando de um Deus onipotente, onipresente e onisciente. O Senhor fala por intermédio de Jeremias que haveria a necessidade do home em buscá-lo, em invocá-lo e que Ele ouviria e se faria presente. Todavia, a condição maior para encontrá-lo seria a fé: “me achareis quando me buscardes de todo coração” – esta é uma condição permanente, viva e eficaz. Agindo assim, o homem acha-o e recebe de Suas mãos uma nova direção, uma mudança completa, uma renovação de vida (Dt.4:29,30). Saiba que o Senhor será sempre presente.
Conclusão: Talvez você esteja necessitando de conforto e paz de espírito. O povo de Deus na época de Jeremias também necessitou. Jeremias não foi bem entendido nas suas palavras. Suas palavras traziam desânimo e angústia, todavia, traziam também ensinamentos de paz e restauração, porque o Senhor ama seu povo. Ele é justo, bom e sempre presente. Creia nele, mesmo que você esteja enfrentando o desterro espiritual, o isolamento das dúvidas, a necessidade da renovação. Busque-o de todo o vosso coração que Ele fará mudar a sua sorte.
Que Deus nos abençoe!

Pr. Jadson Cunha

Fonte: Trabalhador da Seara

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.