UMA ORAÇÃO PELA IGREJA FUTURA

João 17:20-23 
 O Senhor Jesus, tendo dado as Suas últimas recomendações a Seus queridos discípulos e tendo-se despedido deles, se volta para Seu Pai. Ele nunca reivindicou algo para Si mesmo, mas agora pede a glória. Como um mensageiro fiel, Jesus presta conta da missão que cumpriu no mundo (v.4). Um dos lados dessa obra havia sido falar do Pai aos seus seguidores (vs.6 e 26); agora Ele fala dos Seus ao Pai, a fim de confiá-los ao Seu cuidado, pois Ele, Jesus, já estava deixando-os.
Os seus argumentos são comovedores: “Eles tem guardado a tua palavra... e creram que tu me enviaste” (vs.6 e 8). “porque são teus” (v.9), prossegue Jesus, “e, neles, sou glorificado” (v.10), recorrendo assim ao interesse que o Pai tem pela glória do Filho. Jesus enfatiza a difícil situação de Seu povo redimido que permanece em um mundo violento e perigoso que sempre põe em prova a fé de cada um. Jesus é o perfeito intercessor advogando a favor de Seus discípulos, da Sua Igreja e por cada um de nós.
 Jesus Intercede Por Todos Nós.

Versos 20 e 21 – Os discípulos formam o núcleo da comunidade da nova era. Em resultado do envio deles ao mundo com a mensagem da vida, outros crerão em Jesus através do testemunho deles. Por estes outros Jesus ora também, especificamente para que todos sejam unidos. A unidade pela qual ele ora é uma unidade de amor; na verdade trata-se da participação deles na unidade de amor que existe entre o Pai e o Filho (Jo.13:35). A sua unidade em amor manifesta dar confirmação pública do relacionamento deles com Jesus e deste com o Pai. O mundo, que até então não tinha dado crédito, aprenderia com o testemunho do amor dos seus seguidores que de fato, ele é o enviado de Deus; o mundo aceitará o seu testemunho de que “o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo” (1Jo.4:14). Esse testemunho é nossa responsabilidade como Igreja de Deus.
Versos 22 e 23 – A unidade que Jesus tem em mente é feita no amor. Uma unidade que tem suas raízes no fundo do coração mas que se manifesta através de ações visíveis. De outra forma o mundo não poderia vê-la e ser convencido por seu testemunho da revelação divina em Cristo. Jesus não está orando por uma unidade invisível. “Eu neles, e tu em mim”, diz Jesus. Se o Pai está no Filho e este está neles, então o Pai também está neles; eles passam a fazer parte do próprio Deus, e a vida de Deus é amor perfeito. Está claro que esta unidade vital com Deus através de Cristo é mantida pelo Espírito que habita no coração (mesmo que este aspecto do ministério não seja descrito claramente nesses versos). Se Cristo está nos seus e o Pai está nele, segue, então, que eles tem parte no amor eterno que o Pai tem pelo Filho. O desejo de Jesus é que a Sua Igreja seja unida em amor como perfeito testemunho diante do mundo. Esse testemunho é nossa responsabilidade como Igreja de Deus.
Conclusão: Jesus faz uma oração pela Igreja futura. Jesus intercede por todos nós. Os crentes não tirados do mundo quando são convertidos, pelo contrário, são expressamente enviados ao mundo para cumprir a obra que lhes tem sido determinada. Contudo, não são do mundo, como o Senhor Jesus não era dele. A posição da Igreja é de mensageira da Verdade, que é Jesus. O Senhor intercede por nós e por Sua Igreja futura. Devemos sempre lembrar dessa intercessão e guardar no coração a vontade de Deus para que vivamos em amor uns para com os outros. A Igreja unida em amor num perfeito testemunho diante do mundo. Esse testemunho é nossa responsabilidade como Igreja de Deus.
Que o Senhor Jesus nos abençoe!

Pr. Jadson Cunha

Fonte: Trabalhador da Seara

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.