GRAÇA JUSTIFICADORA

Efésios 1:3-14 – Graça Justificadora.
Na carta de Paulo aos efésios, ele descreve com poucas palavras toda a obra da salvação que estava na mente de Deus desde antes da fundação do mundo. Observamos que essa obra inicialmente tem como foco maior a pessoa do Pai (1:3-6). Mas na sequência, no verso 7, ela se concentra na pessoa de Jesus Cristo. Essa ênfase aponta para a mediação de Cristo, que é o absoluto e exclusivo meio pelo qual recebemos a graça divina.
Tema: Deus Efetua em Nós Uma Obra Redentora.
O ensino bíblico sobre a redenção e remissão é fundamental para compreendermos a obra sacrificial de Jesus.
Se alguém precisa de redenção, é porque aconteceu alguma coisa muito grave. O termo redenção está relacionado à ideia de pagamento de uma dívida, de um resgate. Deus efetua em nós uma obra redentora.


1º. Somos Redimidos e Perdoados – Quando o homem, no Éden, transgrediu a determinação de Deus (G.2:15-17), ele contraiu uma dívida, a qual não é capaz de pagar. Conseqüências graves surgiram. A comunhão e a paz com Deus foi afetada. Mas Deus é fiel a sua própria Palavra. Ele mesmo declarou: “Da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn.3:17). A dívida contraída deveria ser paga e o homem precisava ser resgatado. Deus não fez com que o nosso problema simplesmente desaparecesse, pelo contrário, ele o tratou na proporção que tinha de ser tratado, como algo de extrema gravidade. Encontramos a manifestação graciosa de Deus que estabelece a quitação de toda a dívida decorrente do pecado.  Em Cristo “temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça” (v.7). Deus efetua em nós uma obra redentora.
2º. A Graça Superabundou em Nós – A remissão é marcada pelo retorno ao tema da graça divina e podemos destacar pontos que nos fazem admirar ainda mais o favor divino. A) A riqueza da graça (2:7) – O conceito de riqueza se opõe ao de pobreza/miséria. A graça que Deus nos concede, não foi dada com mão remissa, com tristeza ou pena. A graça de Deus é rica, ela vem carregada de bênçãos, dádivas e milagres. B) A graça é superabundante – Deus não nos dá apenas uma migalha da sua graça, o que já seria suficiente para que fôssemos salvos da sua ira, mas faz abundá-la em nossa vida. C) A graça é gratuita – Equivocadamente muitos pensam que têm de fazer alguma coisa para merecer a graça divina. Contudo, o ensino bíblico é de que ela não depende do nosso mérito. Deus efetua em nós uma obra redentora.
3º. Tudo Para Glória de Deus – A Escritura também é enfática ao apontar para o foco e a conclusão de tudo direcionado exclusivamente para Jesus Cristo. Nós somos beneficiados, salvos, amados, e redimidos, mas Cristo é glorificado e coroado pelo Pai como Rei. Vivemos nos decretos de Deus e esses decretos estão se cumprindo. Fazemos parte dos planos de Deus. Absolutamente tudo o que Deus criou está sendo administrado e conduzido para a manifestação da glória e a exaltação do nome do Senhor Jesus Cristo. Deus efetua em nós uma obra redentora.
Conclusão: A justiça de Cristo se tornou a nossa justiça pessoal, porque aquilo que ele fez fora de nós, o Espírito Santo fez dentro de nós, isto é, colocando em nosso favor todo o crédito que Jesus conquistou para nos tornar justos de Deus. A obra de Deus em nós, portanto, faz de nós pessoas mais prudentes e ponderadas, de maneira que a nossa vida é direcionada inteiramente para glória do Pai. Devemos agradecer a Deus todos os dias pelo que ele fez em nós por meio de Jesus Cristo. Por sermos redimidos e perdoados, porque a graça superabundou em nós e porque tudo é para glória de Deus.Deus efetua em nós uma obra redentora.
Que o Senhor nos abençoe!

Pr. Jadson Cunha

Fonte: Trabalhador da Seara               

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.