JESUS CRISTO É ETERNO

Hebreus 13:8 – Jesus Cristo é eterno.
Tudo na vida passa e tudo na vida muda. Os acontecimentos ao nosso redor representam uma mudança constante nas nossas vidas. O mundo não para de girar e os acontecimentos acontecem de forma rápida. Mas, mesmo que as coisas estejam acontecendo tão rápido, de um fato nós podemos ter certeza: Jesus Cristo não muda, Ele é eterno.
Tema: Devemos reconhecer a eternidade de Jesus.
Por várias razões esta carta apresenta mais questões do qualquer outra carta do Novo Testamento. Por exemplo: Quem escreveu? Quais foram os leitores originais? Qual foi a ocasião histórica? Qual foi a data exata da sua edição? Porém, a pergunta mais importante de todas é: Como podemos nos aproximar de Deus?
O autor da carta aos hebreus faz uma única declaração sobre o propósito da carta:“Rogo-vos ainda, irmãos, que suporteis a presente palavra de exortação” (13:22) – exortação sobre a verdadeira vida cristã. Uma grande galeria de fé fora apresentada (cap.11). A imitação que é proposta aos leitores não é nenhuma cópia mecânica das ações dos outros, mas uma chamada para concorrer à fé que tiveram (13:7). Pelo menos duas lições importantes podemos colher das palavras do autor da carta no sentido de que devemos reconhecer a eternidade de Jesus.

1ª. A sua constante presença – É surpreendente, no nosso contexto, da falta do conhecimento do caráter de Jesus Cristo. O autor divino expressa um sentimento definido sobre a presença de Jesus, independente de qualquer festividade humana:“ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre.” – se Jesus Cristo é o mesmo, e se está presente constantemente conosco, a nossa fé deve ser a mesma sempre. A fé expressa no passado, pode igualmente servir de padrão para as gerações futuras, independente de época ou ocasião. Lembramos com mais facilidade a data comemorativa do nascimento do menino Jesus do que do nosso novo nascimento. Devemos reconhecer a constante presença de Jesus Cristo pela nossa fé. Assim, reconheceremos Sua eternidade.
2ª. A sua imutabilidade – Quando o autor diz: “para sempre”, ele inclui os outros dois conceitos: “ontem e hoje” – esta imutabilidade, na realidade, abrange todos os aspectos de tempo. Não importa seu período de vida, o que importa é que Ele foi, é e sempre será o nosso Senhor. Isso não subentende que Deus não se interessa pelo tempo. Se ontem se refere ao passado imediato do nosso Senhor, a declaração do autor pode, na realidade, referir-se à sequência dos Seus atos em benefício dos homens, um sacrifício passado, uma intercessão presente e uma consumação futura. A imutabilidade de Jesus Cristo. A eternidade de Jesus.
Conclusão: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” – o mundo sente a necessidade de se aproximar de Deus. A Sua Palavra nos ensina que Ele está perto: “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade” (Sl.145:18). Devemos reconhecer a eternidade de Jesus, primeiro por Sua constante presença, segundo por Sua imutabilidade. O mundo vai continuar seu movimento, as coisas vão continuar mudando, muito já aconteceu e muito ainda está para acontecer, mas, existe algo eterno: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre”.
Que o Senhor nos abençoe!       

Autor: Pr. Jadson Cunha

Fonte: Trabalhador da Seara

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.