O TEMPO ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS

Eclesiastes 1:1-11 – O tempo está nas mãos de Deus.
Quando chegamos ao final de mais um ano enfrentamos o corre-corre das compras e das confraternizações. Surgem então as expectativas para o novo ano. Entre elas está a da renovação. E entre as renovações a mais almejada é a de vida.
Tema: Renovar com Cristo.
Eclesiastes, como o livro de Jó, apresenta um dos maiores desafios na Bíblia à compreensão. Os antigos hebreus costumavam discutir o significado do livro e se ele deveria ser incluído no cânon das Escrituras. Os temas centrais do livro concentram-se no sentido da vida, nos motivos que explicam nossa conduta e onde Deus se encaixa em nossa missão pessoal, questões de extrema importância para todo cristão. Todo cristão deve honrar Deus, servir aos outros e beneficiá-los e utilizar os dons de cada membro da equipe visando ao seu potencial máximo. Os cristãos não podem encontrar a verdadeira realização de renovações sem que sua vida esteja relacionada com os propósitos de Deus para o mundo.
Salomão é o autor que se identifica como ‘O Pregador’, e à medida que explora várias oportunidades em busca de satisfação, poder, bens, prestígio, prazer, e descobre que tudo isso é um vazio. Deus faz com que ele siga no caminho da descoberta até encontrar sentido nenhum para a vida ‘debaixo do céu’, mas somente no relacionamento com Deus e em seus propósitos eternos. Deus provê todo sentido e satisfação nesta vida.
“A vida é vaidade”, escreve Salomão. Imagine o homem mais sábio, mais rico, mais poderoso de sua época declarando que tudo é vão! O nome de Salomão significa “paz”, mas Salomão não sentiu paz nenhuma enquanto escrevia grande parte desse livro. Ele se esvaziou, deprimiu-se e desiludiu-se com a vida debaixo do sol. Aqui, vemos um líder que ficou sem vento enquanto navegava, porque abandonou sua verdadeira missão. Salomão nos ensina que...

1º. Não há proveito (1-4): A vida sem Deus não se renova, é exercitar a futilidade. Gerações vêm e vão; tudo o que fazemos é mudar as coisas. O homem sofre o fato de uma vida sem proveito, sem objetivo, sente o desejo de renovar, mas, quer renovar sem Cristo.
2º. Não há propósito (5-7): O sol levanta-se só para se pôr novamente, repetindo continuamente um círculo sem sentido, sem renovação. O vento sopra, o rio flui, tudo com monotonia. O coração humano se prende as coisas materiais ao ponto de esquecer completamente às bênçãos espirituais. Quer renovar a vida muito mais através do ter sem valorizar o ser.
3º. Não há progresso (8-11): Não há satisfação; não há novidade debaixo do sol, nem lembranças agradáveis da vida que passou. Os pensamentos de renovação ficaram no passado. Tudo que o homem deseja é viver o momento, não importa como. Nas festividades encontramos os excessos, excesso de vida pela vida excessiva. Sem lembranças e sem memória.
Conclusão:
Viver sem uma perspectiva eterna é algo que cai na armadilha da falta de sentido. O cristão deve trabalhar tendo em vista renovações importantes e que tenham sentido. Somos forçados a concluir:
1.    Se não há nada que valha a pena debaixo do sol, nossa única esperança deve estar acima dele – Renovar com Cristo.
2.    Se o homem que tudo já provou de cada prazer visível e ainda assim se vê insatisfeito, então o que satisfaz deve ser invisível - Renovar com Cristo.
3.    Se o homem mais sábio da terra não encontra respostas debaixo do céu, então devemos olhar para o próprio céu em busca dessas respostas - Renovar com Cristo.

a   Autor: Pr. Jadson Cunha

F   Fonte: Trabalhador da Seara
F
f


















































    

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.