A PENITUDE DO ESPÍRITO

Efésios 5:15-21
Sem a obra do Espírito Santo o cristianismo não existiria. Não existe sequer uma pessoa salva sem a obra do Espírito Santo. Se alguém não tem o Espírito Santo de Deus, esse tal não é dele (Rm.8:9). Se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus (Jo.3:5).
Tema: Todo cristão deve encher-se do Espírito.
O apóstolo Paulo dirige esta carta aos crentes efésios. Assim como a carta aos romanos, essa carta nos fornece uma visão privilegiada do pensamento de Paulo, já que ele podia dar-se ao luxo de abordar uma questão importante: O ministério da Igreja. Esta carta pode ter sido escrita da prisão domiciliar em Roma (Ef.3:1; 6:20; At.28). Hoje o que se fala nos noticiários e nos círculos sociais é sobre manifestação. Reivindica-se de tudo um pouco. Todo cidadão é um político em potencial. Mas, acima de tudo devemos ser prudentes e sábios. Todo envolvimento social acarreta responsabilidades e testemunho. A igreja deve estar preparada para as mudanças evidentes da nossa época. Observemos melhor as palavras do apóstolo Paulo.

1. Todo cristão tem a vida controlada pelo Espírito (v.18) – Paulo ordena: “E não vos embriagueis com vinho no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” – aqui, Paulo dá uma ordem negativa: “não vos embriagueis com vinho” ,e uma positiva: “enchei-vos do Espírito” – Paulo faz uma comparação superficial e estabelece um contraste profundo. Ele compara o poder exercido pelo vinho com o poder exercido pelo Espírito. Ou seja, da mesma forma que uma pessoa embriagada está sob o poder do álcool, assim também uma pessoa cheia do Espírito está sob o poder do amor, da alegria, da paz, da longanimidade, da benignidade, da bondade, da fidelidade, da mansidão e do domínio próprio. (Gl.5:22,23). O contraste está no fato de o vinho conduzir a dissolução e a plenitude do Espírito, ao domínio próprio. A embriaguez é obra da carne e conduz à escravidão e à morte, mas a plenitude do Espírito traz liberdade e vida.
2. Todo cristão tem o deleite na adoração a Deus (vs.19,20) – Uma pessoa cheia do Espírito louva de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais. Dando sempre graças por tudo a Deus, e Pai, em nome do Senhor Jesus. Adoração e gratidão são evidências da plenitude do Espírito. Por conseguinte, uma pessoa que não se deleita na adoração e se entrega à murmuração não dá provas de que está cheia do Espírito. Adoramos a Deus por quem ele é, e agradecemos a Deus pelo que ele faz. Quando estamos cheios do Espírito, nosso coração se volta para Deus em alegre e santa devoção. Quando estamos transbordando do Espírito, reconhecemos a bondade de Deus em todas as circunstâncias e agradecemos a ele pelos seus gloriosos feitos. Nossas palavras refletem nosso coração e desnudam o nosso interior. Elas atestam quanto o Espírito Santo controla a nossa vida. Um cristão cheio do Espírito é um encorajador, não um provocador de contendas. Sua palavra constrói pontes em vez de cavar abismos.
3. Todo cristão tem disposição para servir (v.21) – O apóstolo Paulo ainda diz: “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”. No reino de Deus, maior é o que serve. Um cristão cheio do Espírito jamais é arrogante e soberbo. Um cristão cheio do Espírito jamais alimenta mania de grandeza. Antes, se dispõe a servir em vez de ser servido. Ele veste-se com a toalha para lavar os pés dos irmãos (se necessário for). Ele tem em vista o que propriamente seu, mas sim o que é dos outros. Um cristão cheio do Espírito é uma pessoa humilde, generosa, prestativa e que faz da vida uma plataforma de serviço, não uma feira de vaidades.
Conclusão: Realmente, fica muito difícil entender o cristianismo sem a presença e a obra do Espírito. Nossas palavras e nossas atitudes, bem como nossas escolhas, mostram ao mundo a grande diferença entre servir e ser servido. Todo cristão deve encher-se do Espírito. Isso na prática da oração, da meditação na Palavra, na humildade e no amor ao próximo.
Paulo ordena: “E não vos embriagueis com vinho no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”.
Você é um cristão cheio do Espírito? Lembre-se: Ser cheio do Espírito não é uma opção, mas uma ordem divina.

Que o Senhor nos abençoe!         

Pr. Jadson Cunha

Fonte: Trabalhador da Seara

Vídeo da semana


Imagens Bíblicas

IMAGENS BÍBLICAS - De Gênesis a Apocalipse.